Filósofo Olavo de Carvalho morre aos 74 anos, grande influenciador da DIREITA brasileira.

0

Olavo de Carvalho era Filósofo, professor e escritor.

Morreu aos 74 anos na noite desta segunda-feira (24), o grande escritor, ideólogo da DIREITA brasileira, Olavo de Carvalho.

Natural de Campinas – SP,  nasceu em 29 de abril de 1947, mudou se para os Estados Unidos e estava morando no estado da Virgínia, sua morte foi informada e compartilhada pela família de Olavo nas redes sociais.

Olavo enfrentava problemas de saúde.

Em julho de 2021, ele passou por exames e avaliação cardiológica no Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo. Neste período da internação, teve crise de angina e passou por tratamento para compensação cardíaca. No próximo dia 13 de julho, foi submetido a uma cirurgia de emergência na bexiga, para revisão de outra operação feita em maio, nos Estados Unidos. Recebeu alta após dez dias.

Mas no dia nove de agosto, voltou a ser hospitalizado no InCor, apresentando insuficiência cardíaca e renal aguda, além de infecção sistêmica. Olavo de Carvalho era cardiopata e tinha diagnóstico da doença de Lyme, infecção transmitida por carrapato, que provoca irritações na pele e sintomas parecidos com os de uma gripe.

Carreira

Em fevereiro de 1977 começou a colaborar na Folha de S.Paulo (no caderno literário “Folhetim”).

Em 1979, fundou na cidade de São Paulo, a Escola Júpiter, no Jardins, juntamente com Antônio Carlos “Bola” Harres e Mary Lou Simonsen (filha do empresário Mário Wallace Simonsen), a escola organizava seminários, eventos e palestras tais como o Pequeno Seminário de Astrologia (fevereiro de 1979) e o Segundo Seminário de Astrologia (setembro de 1979).  Um dos ex-alunos da escola foi a astróloga Barbara Abramo. Olavo de Carvalho ministrava cursos de astrologia e outros temas; um desses cursos, com duração de oito meses e uma aula semanal, Olavo ofereceu “Orientação Profissional Segundo a Astrologia. Como astrólogo, colaborou no primeiro curso de extensão universitária em astrologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1979, oferecido a formandos em psicologia.

Na década de 1980 tornou-se membro da Tariqa, ordem mística muçulmana liderada por Frithjof Schuon. Embora admita a importância do Islã em sua formação, hoje lamenta a sua expansão no Ocidente.

Estudou no Conpefil (Conjunto de Pesquisa Filosófica) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro por três anos, sob a direção do professor e padre Stanislavs Ladusãns. Apresentou os trabalhos Estrutura e Sentido da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Mário Ferreira dos Santos e Leitura Analítica da ‘Crise da Filosofia Ocidental’ de Vladimir Soloviov, mas não concluiu o curso, saindo dele após a morte de Ladusãns (1993); não possuindo, portanto, nenhum título acadêmico formal.

Até 2016 escreveu para o Diário do Comércio (veículo de propriedade da Associação Comercial de São Paulo) na coluna “Mundo Real”.

Em 1996, publicou O imbecil coletivo: atualidades inculturais brasileiras, no qual criticou duramente o meio cultural e intelectual brasileiro. A obra recebeu elogios do jornalista Paulo Francis e do economista Roberto Campos, que classificou Olavo como “filósofo de grande erudição”.

Debateu com o russo Aleksandr Dugin (cientista político, conselheiro do presidente da Rússia Vladimir Putin e principal ideólogo do eurasianismo) sobre a Nova Ordem Mundial, gerando em 2012 o livro Os EUA e a Nova Ordem Mundial. O ensaísta libertariano romeno Horia-Roman Patapievici elogiou muito a postura e os argumentos de Olavo no debate, considerando sua réplica brilhante.

Em 2013 publicou O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota. O livro é um apanhado de 193 artigos escritos por ele de 1997 até 2013, ano em que foi lançado, e vendeu algo próximo de 320 mil exemplares, recebendo elogios dos jornalistas Carlos Ramalhete, Euler de França Belém, Paulo Briguet e Reinaldo Azevedo, da Folha de S.Paulo e do Padre Paulo Ricardo.

Embora a obra de Carvalho tenha tido sucesso de audiência entre o público geral, não obteve grande repercussão na academia.

Em 2015, iniciou seu canal no YouTube intitulado com seu nome e atualmente (2019) com mais de 800 mil inscritos e pelo menos 43 milhões de visualizações (2019), seu canal no Youtube é categorizado como “Comédia”, no Facebook é acompanhado por mais de 600 mil seguidores (2019); nas redes sociais, os alvos de suas críticas são a imprensa, o cenário cultural e a universidade; atribui aos movimentos progressistas a deterioração desses espaços, que, segundo ele, teriam se tornado apenas campos de burocracia e rituais de doutrinação. Em 15 de agosto de 2018, suas páginas do Facebook foram bloqueadas por trinta dias, Olavo atribuiu o bloqueio a “piadinhas” que fez a dois ex-alunos de seus cursos de filosofia online, Carlos e Jorge Velasco.

Carvalho tornou-se um dos principais difusores das das ideias de extrema-direita no Brasil e ganhou grande repercussão depois da eleição de Jair Bolsonaro em 2018, sendo um importe teórico de seu governo.

Fonte: https://pt.wikipedia.org

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui