A presidente da subseção de Sinop, Xênia Guerra, juntamente com demais presidentes, querem que o pleito eleitoral da OAB-MT deste ano seja realizado em sistema de votação mediante plataforma on-line ou de maneira híbrida.
Em entrevista, Xênia ressaltou que foi uma das presidentes de subseções do interior do Estado que assinou um ofício à presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB -MT), Gisela Cardoso, fazendo a solicitação.
Segundo ela, a medida tem como objetivo garantir a participação de todos os advogados e advogadas, inclusive os do interior de Mato Grosso, que muitas vezes, tem dificuldades em exercer esse direito por estarem muito longe dos polos em que as urnas eletrônicas estarão disponíveis.
“Nós temos 142 municípios em Mato Grosso, mas somente 29 subseções, o que significa dizer que todo ano eleitoral muitos advogados que não votam, pois tem que se deslocar muitos quilômetros para isso, nossa proposta democratiza, dá a oportunidade para que todos possam votar”, declarou Xênia.
Ela disse que muitas subseções são responsáveis por mais de uma comarca e “tais comarcas são distantes uma das outras”, afirmou.
Durante a entrevista, Xênia ressaltou que o pedido é unânime entre os presidentes das subseções.
Votação online
Em 2021, o Conselho Federal da OAB aprovou por unanimidade a votação de forma online em oito seccionais, que foram: Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de Tocantins, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
A proposta, que partiu da seccional da Ordem do Distrito Federal, buscava gerar economia nas eleições, além de mais agilidade e participação de advogados e advogadas no pleito.