O deputado estadual Thiago Silva (MDB) promoveu, nesta quinta-feira (27), uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para debater a promoção e o fortalecimento de políticas públicas intersetoriais e ações em prol da saúde mental materna, denominado “Onda Furta Cor”, em Mato Grosso.
Na reunião participaram mães, psicólogas, Defensoria Pública, servidores das Secretarias Estaduais, Conselho Regional de Psicologia, vereadores e servidores que tiveram a oportunidade de tratar do tema que carece de visibilidade no debate público e na imprensa local.
“Vemos que esta é uma pauta que infelizmente, é invisível para a sociedade e estamos evidenciando o tema para mudar essa realidade. Desde novo convivo com minha mãe que possui esquizofrenia e conheço bem a dificuldade de tratamento no Sistema Único de Saúde. Ela mora comigo e tenho condições de custear seu remédio e atendimento, mas temos que nos colocar no lugar de outras pessoas que não têm a mesma condição. Por isso, levantamos este debate em prol da criação de uma ampla Rede Estadual de Apoio às Mães que possuem algum tipo de transtorno psíquico, com a participação de equipes multidisciplinares composta por psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras”, defendeu Thiago.
A psicóloga Camila Branco, que representa a Onda Furta Cor em Rondonópolis pontuou, sobre a importância das atividades realizadas pelo grupo de voluntários para dar amplitude e maior visibilidade à temática. “Essa é uma campanha de conscientização em prol da saúde mental materna, e sabemos que cada mãe vive a sua maternidade da sua própria forma. Como psicóloga afirmo de forma científica que na maternidade existe fator de risco para adoecimento emocional, e nós mulheres estamos suscetíveis a estarmos emocionalmente afetadas, diante da novidade de cuidar e ser responsável pela sobrevivência de outro ser: isso muda completamente a vida”, afirmou.
A estudante de jornalismo e mãe PcD de Rondonópolis, Débora Camila, agradeceu a oportunidade de fala e acolhimento por meio do projeto “Onda Furta Cor”. Esta campanha trouxe para mim um alento em meu coração pela perspectiva de verbalizar as dores e medos enquanto mãe PcD. Essa campanha abraça a mãe na sua individualidade e nós mulheres temos nossos direitos. Digo que a Onda Furta Cor trouxe para mim o acalento de dizer, você tem o direito e poder ser uma mãe PcD de excelência. Então, estou muito feliz e honrosa por ter essa representatividade nesta campanha”, disse.
Marchiane Fritzez, empresária e mãe em Rondonópolis, participou da audiência e parabenizou o deputado e os demais pelo debate promovido. “Quero dar os parabéns ao deputado Thiago e para as meninas da campanha Onda Furta Cor que realizaram atividades de conscientização que chamaram o interesse da nossa população sobre este tema”, disse.
O defensor público Marcos Rondon, que atua há 25 anos, fez o compromisso de que a Defensoria Pública irá se debruçar sobre o tema com o intuito de amparar cada vez mais mães que precisam de apoio. “Saúde mental materna importa, quero levar este mantra para dentro da Defensoria e vamos trabalhar ações em defesa deste tema”, pontuou.
Como encaminhamento, o deputado Thiago irá sistematizar as sugestões recebidas pelos participantes em prol das mães que possuem transtornos psíquicos, e irá realizar uma reunião com a primeira-dama do Estado Virgínia Mendes e Secretários de Saúde e Assistência Social, visando garantir a implantação e efetividade da rede de atendimento e acolhimento das mulheres e seus familiares.