Operação emergencial mostra má vontade e improviso: escolas vão dividir caminhões-pipa com bairros sem água
A Prefeita Flávia Moretti (PL) anunciou neste domingo (28) uma “força-tarefa” emergencial juntamente com o diretor-presidente do DAE, Tenente-Coronel Zilmar Dias, para tentar amenizar o desabastecimento em vários bairros, mas a solução tem sido classificada como “pífia” e improvisada. O reforço no abastecimento contará com veículos que, ironicamente, deveriam estar à disposição da Secretaria de Educação, usados para atender escolas e creches do município.
De acordo com o plano da autarquia, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) prevê o uso de até 19 caminhões-pipa em atividade, mas a operação será realizada de forma alternada, funcionando apenas um dia sim e outro não.
O improviso é ainda mais evidente na origem da frota. Para atingir o número, a gestão foi obrigada a retirar (ou “emprestar”) parte dos veículos que já atendiam a rede municipal de ensino.
O DAE estima utilizar uma frota total de 19 veículos, sendo que de 4 a 5 caminhões-pipa que eram essenciais para abastecer as escolas e creches serão agora integrados à frota emergencial do DAE.
O número total de 19 caminhões-pipa é, na verdade, uma estimativa, pois o plano da autarquia depende da disponibilidade da Secretaria de Educação. Dessa forma, a garantia de abastecimento para a população está diretamente ligada à necessidade diária de água nas escolas e creches, tornando o plano extremamente frágil.
Enquanto a prefeitura reforça a narrativa de que está “ouvindo a população” e “buscando soluções rápidas”, a medida expõe a fragilidade da estrutura do DAE. O presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira, cobrou respostas da gestão. Ele protocolou requerimento questionando quanto a prefeitura investiu no DAE nos últimos anos e aguarda retorno da prefeita.
O DAE informou que os pedidos de caminhão-pipa devem continuar sendo feitos pelos canais oficiais, mas garantiu que a força-tarefa tentará atender bairros mais afetados, ainda que de forma emergencial e temporária.