Presidente Bolsonaro editou medida provisória para liberar R$ 1,2 bilhão a agricultores atingidos pela seca.

0

Municípios do MS, PR, RS e SC decretaram emergência ou estado de calamidade pela falta de chuvas que afetou a safra 2021/2022.

O presidente Bolsonaro editou medida provisória para liberar R$ 1,2 bilhão para o programa Agropecuária Sustentável. O crédito extraordinário vai compensar perdas de agricultores familiares atingidos pela seca nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A matéria  (MP 1111/22) foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Produção de batatas no Paraná.

Os recursos vão atender produtores de municípios que decretaram emergência ou estado de calamidade nos quatro estados. O dinheiro será aplicado no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com o Ministério da Economia, os níveis de chuva na safra 2021/2022 ficaram abaixo da média histórica. “Como resultado, houve perdas nas safras, e os agricultores sofreram impacto na renda e comprometimento de sua capacidade de pagamento. O crédito visa mitigar essa situação”, justifica a pasta.

O Poder Executivo vai conceder descontos de até 58,5% nas parcelas de financiamentos contratados pelos agricultores no âmbito do Pronaf, com vencimento entre 1º de janeiro e 30 de junho. A condição é que eles não sejam cobertos pelo Proagro ou pelo Seguro Rural. Ainda segundo o Ministério da Economia, o crédito extraordinário não fica sujeito ao teto de gastos.

A medida será analisada pelo Congresso Nacional.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui