Prefeitura e PM lançam projeto “Atletismo da APM” para crianças e adolescentes.

0

Alunos selecionados das Redes Municipal e Estadual de Ensino poderão treinar nas modalidades de atletismo e paratletismo.

Com o objetivo de acolher crianças e adolescentes das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Várzea Grande e incentivar a prática esportiva e paradesportiva, foi lançado, nesta quarta-feira (27), o projeto “Atletismo da APM”. A ação é uma parceria da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), com a Academia da Polícia Militar de Mato Grosso (APM).

Definido como um projeto de prevenção primária pela polícia, o Atletismo da APM inicia as atividades atendendo 60 atletas e 20 paratletas selecionados nas escolas municipais, com diferentes níveis de familiaridade com o esporte, mas o objetivo é alcançar mais de 200 alunos até o final do ano.

A parceria do Município com a Polícia soma aos outros projetos iniciados ou continuados na gestão do prefeito Kalil Baracat, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com o apoio de práticas desportivas. “Iniciativas como o Atletismo da APM são indispensáveis para formar uma geração saudável, responsável e consciente sobre seu papel na sociedade “, afirmou o prefeito.

Neste sentido, Deize Maria de Oliveira Campos, mãe do aluno Augusto de Oliveira, destacou a importância da prática de esportes para ela e o filho. “Eu fui atleta amadora, então eu sei da importância para desenvolver o nosso cognitivo, ajudar na escola, na saúde e, como ele é autista, também acho que vai ajudá-lo na questão da socialização. Mesmo que ele não se torne um profissional, certamente vai ajudar ele a se tornar um cidadão consciente”, apontou.

Para o Superintendente de Esporte e Lazer da Smecel, Jadir Pereira, o espaço da Polícia Militar também significa segurança para as crianças e cria um ambiente de respeito e disciplina, importantes tanto dentro quanto fora das quadras. “Nosso objetivo é continuar expandindo esse e outros projetos voltados para as crianças e adolescentes de Várzea Grande, pois fazem muita diferença na vida delas”, disse.

É o caso da aluna Natália Vitória dos Santos Cardoso, de 17 anos, que foi vice-campeã Brasileira de arremesso de peso, modalidade que pratica há 5 anos, e na qual pretende se aperfeiçoar com o apoio do projeto. “O Atletismo me ajudou muito. Eu era sedentária, não tinha energia para sair da frente da TV. Hoje em dia eu tenho mais ânimo para tudo. Eu quero continuar treinando, quero participar do campeonato Sulamericano esse ano e me tornar uma campeã olímpica”, contou.

Para o Comandante da APC, Tenente Coronel PM Anderson Luiz do Prado, além da importante contribuição para o futuro dos alunos, o projeto também é uma oportunidade para aumentar a credibilidade da Instituição junto da comunidade, acolhendo as crianças e suas famílias e atuando onde há risco de vulnerabilidade social.

“Nos sentimos gratos e honrados de poder participar desses projetos de prevenção primária, pois são uma oportunidade que a polícia tem de não só compartilhar da responsabilidade social de segurança pública com a comunidade, mas de promover as ações de aproximação da sociedade conosco. É nossa forma de participar desse processo de forma pedagógica, diferente das abordagens tradicionais da Instituição”, concluiu.

Com o espaço da APM, o projeto poderá oferecer práticas dentro das áreas de corrida, arremessos e saltos. Além disso, os alunos terão seu desempenho escolar acompanhado como indicativo de compromisso com os valores do programa e desenvolvimento pessoal.

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui