Cada vez mais os números de celulares aumentam e consequentemente aumentam o acesso as redes socias. O número de brasileiros na rede já passa dos 40 milhões, bem mais que os 8,8 milhões registrados em 2010, época das últimas eleições.
O certo e o errado nas Redes Sociais
Redes sociais são formadas por pessoas em busca de amizade e relacionamento. Existem idéias, vontades, gostos e motivações próprias por trás de cada perfil. Muito importante nesse momento existir sinceridade e diálogo. O candidato deve conversar com seu eleitor sem ser invasivo; ser educado, pedir licença, mostrar que tem algo importante a dizer e ser ouvido em troca.
Saber falar e saber escutar
Redes sociais são ambientes para relacionamento, o candidato deve ficar atento em saber falar e também saber escutar. O preparo se aplica também em dialogar, responder as críticas, fazer elogios, propor questões para estimular e publicar conteúdo relevante para o eleitor.
Lidar com as críticas
É impossível fugir das críticas, principalmente nas redes sociais. É muito importante que um candidato saiba como lidar com elas, sendo sincero e não deixando nada sem resposta. Uma crítica ou denúncia feita na rede social pode se espalhar rapidamente.
Para os eleitores
Para os eleitores é importante dizer que as críticas são muito bem vindas quando forem construtivas e quanto a denúncias são importantes principalmente quando são verdadeiras. É preciso também ter paciência, pois em tempo de eleição a empolgação aumenta e as palavras precisam ser avaliadas antes de serem publicadas.
Candidato, não seja chato
É bom lembrar que as pessoas estão nas redes sociais para entretenimento e relacionamento. Elas estão para fazer amizades, se divertirem, ver vídeos, fotos e não apenas para ver postagem de política, tudo isso precisa ser analisado para você analisar suas postagens e ter o seu perfil bem visto e engajado.
Transformação chegando
Com muitas pessoas participando, penso que uma transformação lenta está acontecendo e é disso que precisamos; propor novos caminhos; principalmente mandatos participativos e colaborativos, debates, trazer o povo para uma nova política, aliás o povo precisa virar cidadão!
Candidatos!
Fica a dica de Pedro Luis:
- Fale sobre assuntos atuais;
- fale sobre sua trajetória;
- fale sobre suas propostas!