Na última sexta-feira (22) o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ao Procurador, Augusto Aras uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) movida por deputados do PCdoB.
A notícia-crime foi enviada a Aras porque só ele pode apresentá-la caso haja argumentos suficientes para abrir um processo contra o presidente e ministro de Estado. A ação movida pelo PCdoB responsabiliza Bolsonaro e ministro da Saúde, Eduardo Pazuello pela crise sanitária que instalou em Manaus causando a morte de várias pessoas que vinham sendo tratadas por conta da Covid-19.
Os deputados alegam que Bolsonaro e Pazuello sabiam da falta de insumos hospitalares com antecedência e não fez nada para impedir que houvesse as mortes.
A crise em Manaus, além de levar a esta ação movida pelo PCdoB, causou outros impactos negativos contra o Governo. Um deles foi o aumento de pedidos de impeachment e insatisfação da população com a gestão em questão.
Logo após as notícias de que algumas pessoas estavam morrendo por falta de oxigênio em Manaus, uma parcela dos brasileiros começou a protestar batendo panelas, o chamado “panelaço”, que aconteceu em diversas cidades e capitais do Brasil. O ato foi apoiado por diversos famosos e personalidades politicas.