Grupos de pais, crianças e adolescentes participam de dinâmicas que tratam dos problemas sociais.

0

A ação faz parte do programa de atendimento às famílias em estado de vulnerabilidade social e integra os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Município.

Com o intuito de promover o debate sobre caminhos e soluções para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e humana, técnicas de referência e orientadoras da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande trabalharam, neste mês de junho, rodas de conversa e dinâmicas sobre a preservação do meio ambiente, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil. A ação é voltada aos grupos de pais, crianças e adolescentes que integram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).  

 

O trabalho visa envolver os pais, que participam de palestras e rodas de conversa. Já as crianças, que também participam dos diálogos, se envolvem nas dinâmicas como pinturas e brincadeiras, destacando os temas de forma singular e de fácil entendimento, valendo-se de linguagem acessível a cada faixa etária. “O objetivo deste trabalho é chamar a atenção da população para as questões que afetam toda sociedade, promovendo a conscientização sobre tais problemas”, pontuou a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

De acordo com a gestora, os temas estão vinculados diretamente às datas alusivas ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18 de maio; Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho; e do Combate ao Trabalho Infantil, dia 12 deste mês. Ana Cristina explica que cada Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem a liberdade de tratar de um tema específico e, a partir daí, elaborar seu cronograma de atuação e a sua dinâmica, incluindo palestras, rodas de diálogo, plantio de árvores, jogos e brincadeiras.    

No CRAS da unidade São Mateus, por exemplo, as orientadoras realizaram rodas de conversa e diversas dinâmicas no sentido de alertar às crianças sobre a necessidade de estarem atentas sobre qualquer situação que envolva toques em partes do seu corpo. Já na unidade do bairro Jardim Glória, as orientadoras, além da acolhida e roda de conversa, aplicaram atividades como caça-palavras, pintura da flor símbolo do programa ‘FAÇA BONITO’, de combate ao abuso de exploração sexual de menores de idade. Além disso, estão promovendo uma dinâmica do “diga sim” para palavras como: respeito, direito, proteção, liberdade e confiança.

“O Município tem um Rede de Proteção atuante nas questões que envolvem a violência contra a mulher, idoso e a criança. As ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar, aliado aos trabalhos promovidos nos bairros por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além da atuação das escolas com dinâmicas e palestras sobre temas importantes, fazem da nossa Rede uma teia de resistência às mazelas que assolam nossa sociedade”, apontou a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, ao concluir que diante de tantos problemas sociais existentes no Brasil, só a união de esforços é capaz de romper esses estigmas.

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui