Hoje (20), no Jardim Gramado, mais 200 das mil barracas adquiridas foram entregues. Emenda dos parlamentares contempla todos os feirantes da Capital
Barracas novas representam para os feirantes de Cuiabá alívio no bolso e conforto para o trabalho realizado em 52 feiras livres da cidade. A ação viabilizada pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e demais parlamentares, beneficia 100% da categoria registrada pela Associação de Feiras de Bairros de Cuiabá – Pedrinho das Feiras. A terceira remessa foi repassada nesta segunda-feira (20), no campo do Valério do bairro Jardim Gramado, para 200 feirantes de diversas regiões da Capital.
As tendas estão sendo entregues desde de dezembro de 2023 (71 unidades). Em abril deste ano, no Clube de Campo da Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais Administrativos e Especialistas (Assoade), no bairro São Gonçalo, 200 feirantes comemoraram a nova ferramenta de trabalho. Até o momento, 471 barracas das mil unidades adquiridas por meio de emenda conjunta trazem uma nova dinâmica às feiras.
“É uma grande vitória porque nunca fomos beneficiados. Isso representa uma economia significativa no nosso orçamento”, disse Leila Batista da Silva, coordenadora da feira do Ribeirão do Lipa. Lá, ela vende pastel, caldo de cana e suco de laranja. A comerciante reforça que agora, tem condições de melhor atender os clientes.
Botelho sabe como funciona a lida diária do feirante, pois trabalhou nas feiras livres de Cuiabá para ajudar no sustento da família. “Me lembro que no tempo do meu pai esse ofício era mais duro. Mas éramos muito felizes. É o lugar mais animado onde já trabalhei, de bom papo e de muitos amigos. Sei como esse apoio é importante às famílias dos feirantes”, afirma o deputado.
Benedito Carlos Carvalho, que atua nas feiras do Osmar Cabral e CPA há 32 anos, confirma o quanto o apoio do Poder Público pode ajudar atrair mais clientes. “Vale a pena ter esse investimento. Minha barraca era pequena, mas recebi uma lona bem maior e de excelente qualidade. Isso representa conforto e mais renda”, diz Carvalho com largo sorriso no rosto.
De acordo com a tesoureira da Associação de Feiras de Bairros de Cuiabá – Pedrinho das Feiras, Patrícia Albuquerque, o apoio movimenta os negócios locais e os equipamentos facilitam a exposição dos produtos dos mais de 900 feirantes cadastrados.
Outra contemplada Romoalda Rosa de Jesus Sales, que trabalha nas feiras livres há três anos, fala sobre as melhorias, além do novo visual da estrutura padronizada.
“Agora, será uma benção expor a minha comida típica na barraca que é de ótima qualidade. Com certeza as vendas irão melhorar”, comemorou Romoalda, com a sobrinha Adriana Ramos, outra beneficiada, que vende artesanato. “Nos dias de chuva meus produtos estarão protegidos com a nova barraca”.