A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), deflagrou na manhã de quinta-feira (09.02), a Operação Hypnos, para o cumprimento de ordens judiciais relacionadas com a investigação de um suposto esquema que teria se instalado na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).
Entre os detidos estão o ex-secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues e o servidor do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Eduardo Pereira Vasconcelos entre outros.
Durante a investigação foram encontradas nas notas de liquidação e pagamento registrados pelo sistema da prefeitura Consul os nomes do ex-secretário Célio Rodrigues da Silva e de Eduardo Pereira Vasconcelos coordenador administrativo, eles inclusive teria combinado “senhas” para utilizar em conjunto para liberar qualquer operação bancária para efetuar pagamentos em empresas falsas.
Relatórios de auditoria da Controladoria-Geral do Estado apontaram indícios de desvios de recursos públicos na ECSP e, a partir disso, foram constatadas diversas irregularidades em alguns pagamentos, na ordem de R$ 1 milhão. Segundo a investigação da Deccor, esse dinheiro pode ter sido desviado dos cofres da saúde pública do município de Cuiabá e teria sido direcionado de forma indevida em plena pandemia de covid-19.
Leia também!