Um casal e um bebê de um ano, além do cachorro da família, morreram no início da tarde desta terça-feira (17), após parte de uma falésia desabar sobre eles. O acidente aconteceu na praia de Pipa, considerada um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. As vítimas foram identificadas como Hugo Pereira, de 32 anos, sua esposa, Stella Souza, e o filho de um ano. A família aproveitava o dia de folga de Hugo, que trabalhava como gerente de recepção de um hotel, para ir à praia.
De acordo o empresário Igor Caetano, que passava de barco próximo ao local na hora do acidente, a família e o pet estavam sentados perto da falésia, que desabou, soterrando a todos.
Ele contou que quando chegou ao local começou a escavar e encontrou o homem, depois a mulher e por fim a criança. Segundo o empresário, os adultos estavam mais machucados, isso porque a mãe ainda tentou proteger o filho se abraçando nele. Uma médica que também estava próxima ao local ainda conseguiu resgatar o menino enquanto ele ainda respirava. Foi tentada uma reanimação, mas sem sucesso. Quando a equipe de resgate chegou, todos, incluindo o cachorro, já estavam sem vida.
O local onde aconteceu o acidente foi interditado e os corpos das vítimas encaminhados ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
Perigo para os turistas
Um primo de Stella, que esteve no local após o acidente, disse que foi criado na região e que os acidentes envolvendo desabamento de falésias são comuns.
“Sempre aconteceu isso, mas cada vez mais o mar está destruindo a falésia”, disse.
Os turistas costumam aproveitar as sombras delas, mas há sempre o risco de desabamento uma vez que o aumento da maré deixa sua base desgastada, fragilizando seu topo, que fica sujeito a desabamentos.
De acordo com a prefeitura de Tibau do Sul, onde fica localizada a praia de Pipa, placas de sinalização para alertar os turistas são colocadas, mas acabam sendo levadas pela maré.
A praia onde aconteceu o acidente costuma atrair visitantes do mundo inteiro e na alta temporada chega a receber até sete mil visitantes por dia, de acordo com informações passadas pela prefeitura.
O que é uma falésia
Produto direto de processos erosivos naturais, falésia é uma formação litorânea e está relacionado a oscilações do nível relativo do mar.
Elas são paredões íngremes encontrados no litoral que impedem o avanço do mar sobre o terreno. As falésias podem ser encontradas nos litorais de quase todo o mundo.
No caso do que acontecem na praia de Pipas, a alta da maré ocorrida na noite anterior atingiu o pé da falésia, deixando sua base mais vulnerável fazendo não suportar o peso do topo e causando o desabamento.
Não perca a nossa página no Facebook!
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS