Com apoio da Lei de Incentivo, Brasil Ride de “mountain bike” reúne ciclistas de 23 países no Sul da Bahia.

0

Competição termina neste sábado. São sete dias de ultramaratona sobre rodas, com um percurso total de cerca de 600km. Ministro da Cidadania acompanhou etapa do evento.

Um megaevento do ciclismo mountain bike que movimenta a economia, alimenta o turismo, emprega mão de obra local e reúne cerca de 500 atletas de 23 países e de todas as Unidades da Federação do País. O Brasil Ride, em disputa no Sul da Bahia, chega ao fim neste sábado, 13.11.

“O caminho do esporte é virtuoso, não só para transformar vidas, mas para inspirar novas gerações e ainda gerar oportunidade de emprego e renda para nossa população”

João Roma, ministro da Cidadania

Considerado o Giro d’Itália do mountain bike mundial – numa referência à tradicional competição do ciclismo de estrada – a ultramaratona brasileira oferece um desafio superlativo: durante sete dias, os competidores têm pela frente cerca de 600 quilômetros e 13 mil metros de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga. O evento tem chancela do Governo Federal via Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério da Cidadania para captar cerca de R$ 1,2 milhão.

A rede hoteleira da região tem 100% de lotação durante os dez dias que o evento mobiliza a economia local. Quase 80% da mão de obra utilizada para a organização é de profissionais da região.

“O caminho do esporte é virtuoso, não só para transformar vidas, mas para inspirar novas gerações e ainda gerar oportunidade de emprego e renda para nossa população”, afirmou o ministro da Cidadania, João Roma, que acompanhou uma das etapas da competição em Arraial d’Ajuda nesta sexta-feira, 12.11.

Considerada a maior prova de mountain bike das Américas, o Brasil Ride está em sua 11ª edição e tem no histórico a presença de campeões mundiais e olímpicos. A prova faz parte do calendário da União Ciclística Internacional e foi classificada como evento de categoria S1, que indica as competições com maior pontuação para o ranking da modalidade.

Pequena cidade

A estrutura que serve de base para os atletas, mecânicos, técnicos e organizadores é como uma pequena cidade montada em uma fazenda a 14 quilômetros do centro de Guaratinga. O local mobiliza 1.100 pessoas.

Segundo informações da organização do evento, são 80 toneladas de equipamentos montados em uma área de 10 hectares. Há 1.100 barracas, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, cinco bombas que extraem e distribuem 800 mil litros de água para diversas áreas do acampamento/cidade, tendas para restaurantes, incluindo uma para 700 pessoas, 10 km de fios subterrâneos, 48 chuveiros com água quente, tendas de patrocinadores e uma carreta médica, com leitos e UTI. Lá são servidas mais de 5.400 refeições.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania