Histórias de superação pessoal, motivação e recomeço marcaram o 8º Pedal Ecológico, realizado neste domingo (30) pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob). A festa esportiva, que reuniu mais de 600 participantes, transformou o percurso de 36 km entre a Orla do Porto II e o Distrito da Guia em um grande movimento de saúde, solidariedade, inclusão e fomento ao turismo.
Foram 600 inscrições no evento, que reuniu ciclistas experientes e iniciantes de Cuiabá, Várzea Grande, Porto Jofre, em Poconé, e de outros municípios do Estado, celebrando cada quilômetro como uma conquista.
Leonardo Vilela, 51 anos, morador de Várzea Grande, compartilhou sua história de superação. Após participar do pedal, o ciclista transformou a dor em motivação. “Minha coluna está destruída, sofri acidentes, fiquei depressivo e sedentário. Em um mês de pedal já fiz treinos de 80 km, 100 km. O pedal é minha terapia. Estou renascendo. Me sinto vivo como nunca. Parabéns à Prefeitura pelo apoio”, afirmou.
Para a ciclista Fernanda Cáceres, do Tijucal, a experiência foi de superação coletiva: “36 km de muito suor, mas com excelente hidratação, segurança e apoio. Está incrível”.
A inclusão também foi destaque com o depoimento de Ademir Pilate, que integra o grupo do Pedal Além da Visão. Ele, que pedala com bicicletas duplas, reforçou a importância do esporte como integração: “Nosso guia enxerga, então ele nos ajuda a superar os desafios. E para nós é muito gratificante poder nos engajar nesse momento tão extraordinário, participando junto com todos nos pedais”.
A secretária adjunta de Esportes e Atividades de Rua da Semob, Regivânia Alves, também destacou o papel social do evento, que arrecadou fraldas geriátricas e leite em pó para serem doados ao Lar dos Idosos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. Alves comemorou o sucesso da edição, que contou com 600 inscrições.
“Muita gente trouxe a família, todos superando desafios. Mesmo no meio do percurso, com o sol quente, o pessoal não desanimou. Estavam felizes, hidratados e motivados. No Distrito da Guia encerramos com almoço, muita música com uma banda de lambadão e vários brindes. Vamos fomentar o comércio aqui na Guia, fazer o pessoal conhecer a região e seus pontos turísticos. O prefeito Abilio e a primeira-dama Samantha gostam muito, são ciclistas, e tenho certeza de que a Prefeitura continuará apoiando o projeto”, destacou a secretária.
O evento, organizado pela Acrono Esportes, contou com apoio da Prefeitura de Cuiabá, da Polícia Militar e de toda a estrutura de emergência, com ambulância e equipe de pronto atendimento. Três ônibus do transporte público foi disponibilizado para conduzir os ciclistas que desejaram retornar à Orla do Porto II para buscar seus veículos.
https://www.cuiaba.mt.gov.br/









