Anteprojeto prevê cinco linhas do eixo BRT, três terminais e 46 estações em Cuiabá e VG.

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Além dessa infraestrutura, as obras contam também com a implantação de ciclovia, pista de caminhada e parque linear.

O anteprojeto do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, prevê uma extensão de 49,2 quilômetros de faixas dedicadas à circulação do BRT, cinco linhas-eixos, três terminais e 46 estações. Já a infraestrutura da rede integrada compreenderá, além das linhas-eixos, um total de 135 linhas de ônibus de Cuiabá, Várzea Grande e intermunicipal.

Além dessa infraestrutura, obras complementares deverão ser executadas, como a implantação de seis quilômetros de ciclovia e pista de caminhada, parque linear, adequação de calçadas e a construção do Largo do Rosário, na região do Morro da Luz, em Cuiabá, entre outras obras.

As informações, que constam no anteprojeto do BRT, foram apresentadas durante audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (16.09), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e também transmitido pelo Youtube do Governo de Mato Grosso. Veja a apresentação.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a realização dessa audiência é uma oportunidade de apresentar os detalhes do anteprojeto e dar transparência a todo o trabalho executado pelo Governo do Estado na elaboração desses estudos, além de permitir que o cidadão possa tirar as suas dúvidas acerca da implantação dos corredores do BRT.

“Todos aqueles que tiverem dúvidas poderão tirá-las neste momento de audiências, para que a população não seja prejudicada por quem promove mentiras. Serão duas audiências. Essa aqui em Cuiabá e amanhã em Várzea Grande. Queremos dar transparência ao processo. O governo não tem nada a esconder. Desde o início trabalhamos com muita transparência. Uma marca do governador Mauro Mendes. Nada do que está sendo feito está sendo feito erroneamente. Tudo foi precedido de estudos”, afirmou o secretário.

Da infraestrutura prevista no anteprojeto, serão implantados os terminais André Maggi, em Várzea Grande, e os terminais CPA e Coxipó, em Cuiabá, além das 46 estações. Já as linhas do eixo BRT serão todas as linhas de interesse metropolitano que atendem as demandas integradas nos terminais e estações. Essas linhas terão dois modelos de operação: “parador”, no qual os ônibus realizam parada em todas as estações para embarque e desembarque, e “semi-expresso”, no qual as paradas ocorrem em estações específicas, de maior demanda ou na área central.

As cinco linhas do BRT serão: BRT 1 Terminal CPA – Terminal André Maggi (parador), BRT 2 Terminal CPA – Área Central de Cuiabá (semi-expressa), BRT 3 Terminal André Maggi – Área Central de Cuiabá (semi-expressa), BRT 4 Terminal Coxipó – Área Central de Cuiabá (parador) e BRT 5 Terminal Coxipó – Área Central de Cuiabá (semi-expressa).

O secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra, Rafael Detoni, explicou que essas linhas do BRT permitirão o atendimento das regiões centrais de Cuiabá e Várzea Grande – que não estavam previstas no projeto anterior do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) –  que são locais que possuem uma grande demanda de usuários do transporte coletivo.

“Existem dois atendidos que o VLT não fazia de forma direta, que é esse atendimento ao centro de Cuiabá e Várzea Grande. Quem queria chegar ao colégio Liceu Cuiabano, deveria descer do VLT, caminhar para pegar um ônibus para conseguir subir a avenida Getúlio Vargas e chegar lá. Mas o BRT são ônibus sob pneus, que rodam dentro e fora da canaleta. Então esse atendimento ao centro de Cuiabá e Várzea Grande gerou um incremento de 10% de extensão de corredor e vai beneficiar a grande maioria dos usuários do transporte coletivo”, disse Detoni.