Moradores do município de Santo Antônio do Leverger (a 30 km de Cuiabá), denunciam que a prefeitura da cidade está fornecendo água suja para abastecer as residências da cidade. Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma residente mostra a água da torneira completamente suja saindo de sua torneira. “Será que a prefeita serve essa água para as visitas dela”, questiona.
Com cerca de 16 mil habitantes, o problema existe e quase completa uma década, a maioria das casas não tem poço artesiano e depende do fornecimento da Prefeitura de Santo Antônio, que é feito por meio do DAE (Departamento De Água E Esgoto). bairros como Altos do Leverger;
“Esse fato já vem acontecendo há tempos, e inclusive algumas crianças estão com coceira, como se fosse alguma sarna, alguma alergia. Eles vão no posto e falam que é alergia de calor, mas não é. É devido a essa água, que está dessa cor”, denuncia. De acordo com ela, tem ao menos sete anos que a água não chega limpa nas residências.
Bairros como Jardim Estoril e Altos do Leverger e região são os mais afetados. O vereador Erick Cruz (PSB), contou em entrevista ao Portal O DOCUMENTO, que já se manifestou sobre o assunto na Casa de Leis, e pede um posicionamento da Prefeitura diante de tantas denúncias da população.
“Queremos um tratamento melhor na água, porque eles fazem a captação do Rio Cuiabá, e do jeito que eles fazem a captação eles distribuem para os moradores, sem um devido tratamento. Isso é uma falta de atenção por parte do DAE”.
Presidente do bairro Altos do Leverger, Benedito Frankes disse que o problema persiste há sete anos, e que o descaso já faz parte da rotina da população, que segundo ele, se acostumou com a situação degradante.
“Já é a segunda gestão que passa e nunca conseguem arrumar essa água. O que acontece é que colocaram um filtro lá e que iam resolver, mas a água continua vindo marrom, que até para lavar roupa, tem que esperar a água sentar na caixa, porque fica a sujeira. E você tem que ficar todo mês lavando a caixa, porque não tem como utilizar. Roupa branca mesmo, não tem como lavar com essa água”.
“Nós precisamos de uma solução. A população precisa disso, porque sai gestão e entra gestão e nunca fazem nada. São sete anos de sofrimento da população. Eles não vêm da manutenção na caixa, a população até a costumo porque não adianta reclamar mais. Vamos ver se esse ano os candidatos possam pensar em melhorias para n´ss, porque desse jeito que está, é complicado”, ressaltou.
Por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Abastecimento de Água (SMSAA), a Prefeitura de Santo Antônio do Leverger informou que iria desligar a manutenção do fornecimento de água, que estaria com um rompimento no duto de saída da Estação de Tratamento de Água para a rede hidráulica, o que pode ter ocasionado a chegada da água com “turbidade escura”.
“Estamos paralisando o abastecimento neste momento para manutenção e solucionar o problema. O prazo para voltar as atividades normalmente será a partir das 16h deste dia 02/01/2024”, diz trecho do informativo.
Fonte:https://odocumento.com.br









