Durante o evento de filiação da Drª Natasha Slhessarenko ao PSD no plenário Ana Maria Couto da Câmara Municipal de Cuiabá, o Deputado Estadual Wilson Santos, presidente municipal do partido, convidou publicamente Emídio de Souza, diretor presidente da ACDHAM para participar da Câmara Setorial Temática que discutirá políticas públicas para moradia popular em Mato Grosso, na Assembleia Legislativa do estado.
Emídio aceitou prontamente o convite no próprio plenário, demonstrando seu comprometimento com a busca por soluções habitacionais. Essa iniciativa surge em um momento oportuno, visto que a Assembleia Legislativa aprovou recentemente a criação da Câmara Setorial, proposta pelo Deputado Wilson Santos, para abordar questões cruciais relacionadas à moradia popular em Mato Grosso. O órgão terá 180 dias, prorrogáveis por mais 180, para elaborar um estudo de demandas e apresentar soluções para a temática habitacional.
O novo Sistema Habitacional de Mato Grosso (SiHabMT), lançado pelo Governo do estado no final de 2023, visa garantir moradia para 40 mil famílias até o final de 2026. No entanto, a alta demanda por habitação e os conflitos fundiários persistem em todos os municípios, gerando desafios significativos.
A intenção da Câmara Setorial é prevenir conflitos e garantir que a segurança pública atue de forma comedida em situações como reintegrações de posse, especialmente aquelas que envolvem famílias em busca de moradia. Como exemplo, o requerimento destaca o episódio de violência ocorrido durante a desocupação da área do Contorno Leste, em Cuiabá, no dia 11 de março de 2024, na ocupação conhecida como Brasil 21.
Veja vídeo!
👏👏👏👏👏👏👏