O Presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira, e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Diney Ribeiro Campos, formalizam o registro das demandas e propostas da Audiência Pública sobre políticas para pessoas com deficiência (PCDs), realizada na última sexta-feira (26).
A assinatura da ata simboliza o compromisso do Legislativo e da sociedade civil em transformar as reivindicações e os “gritos de socorro” ouvidos no plenário em ações concretas. A audiência, conduzida por Cerqueira, reuniu autoridades, famílias e entidades para debater desafios críticos nas áreas de saúde, educação, mobilidade e inclusão social.
Entre os principais encaminhamentos registrados na ata, destacam-se a criação de uma comissão permanente na Câmara para acompanhar a pauta PCD, a cobrança pela continuidade da obra do CRIDAC e o apelo por apoio do senador Jayme Campos na busca por verbas para uma Casa do Autista no município, mediante apresentação de projeto executivo pela Prefeitura.
O documento formaliza ainda a necessidade urgente de realizar um censo municipal de PCDs, ampliar a oferta de terapias e insumos de qualidade na rede de saúde, e garantir a acessibilidade em todas as suas formas: arquitetônica, comunicacional (com a Lei de Libras aprovada pela vereadora Gisa Barros) e atitudinal.
”Daqui para frente queremos fatos concretos,” reforçou Wanderley Cerqueira, garantindo que o Legislativo atuará na cobrança dos projetos executivos junto ao Executivo e na apresentação de iniciativas para empreendedorismo e mobilidade das pessoas com deficiência, como registrado na ata.