Vistoria garante certificação de Centro de Referência para atletas PcD em Várzea Grande.

0

A comissão esteve vistoriando diversos equipamentos esportivos da cidade, como o ginásio Fiotão, o Centro de Iniciação Esportiva, a Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos e a Academia da Polícia Militar de Mato Grosso.

Uma comissão formada por dirigentes do esporte paralímpico, técnicos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Mato Grosso e do Comitê Paralímpico Brasileiro, realizaram uma visita técnica, nesta terça-feira (14), aos locais para a certificação e implementação do Centro de Referência Paralímpico em Várzea Grande. A visita foi organizada pelo superintendente de Esporte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Jadir Pereira, juntamente com a equipe técnica da pasta.

A visita teve início no ginásio poliesportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão), onde os participantes puderam vistoriar as dependências, a estrutura e a acessibilidade da praça esportiva. De acordo com Jadir, o ginásio, que foi totalmente reformado e ampliado e entregue ao público em 2019, vai receber melhorias como a instalação de elevadores para portadores de deficiência motora e climatização com a instalação de aparelhos de ar-condicionado central. Inicialmente, o Fiotão atenderá o protocolo do Comitê como Escola de Esporte Paralímpicos.

O próximo local visitado foi o Centro de Iniciação Esportiva Danilo Nascimento de Souza Campos – CIE, no bairro Alice Gonçalves. O centro recém inaugurado pela gestão Kalil Baracat possui uma quadra poliesportiva coberta com vestiários e banheiros adaptados para Pessoas com Deficiências (PcD), além de uma academia de ginástica completa e área administrativa. São duas quadras, sendo uma coberta e outra ao ar livre destinadas à prática esportiva da comunidade.

Em seguida, a comitiva visitou a Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos, no bairro Imperial, onde foram vistoriar a piscina do local indicada para o treinamento de atletas em disputa de esportes aquáticos. Segundo a equipe técnica, pequenos ajustes e adequações serão necessárias para que o equipamento fique em consonância com as condições específicas.

Outro local visitado foi a Academia da Polícia Militar do Bairro Costa Verde, onde foram recebidos pelos oficiais e puderam conhecer a estrutura disponibilizada para as disputas das provas de atletismo. “Os resultados dos investimentos realizados pela nossa gestão estão aparecendo e Várzea Grande, com isso, se torna referência no Estado e no Brasil quando o assunto são estruturas e equipamentos adequados à prática esportiva para atletas PcD”, ponderou o prefeito, Kalil Baracat.

Segundo Caio Lima, do Departamento de Desenvolvimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a visita foi importante para conhecer a estrutura que o Município dispõe para atender um público tão específico que é o atleta com deficiência. Lima ficou entusiasmado com os equipamentos da Prefeitura, fazendo-o considerar a possibilidade de Várzea Grande sediar, num futuro próximo, campeonatos importantes e meeting esportivos organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com o Governo do Estado, e iniciativa privada.

COMISSÃO

Integraram a comitiva Alex Lili, representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência; Marcino de Oliveira, conselheiro fiscal do Comitê Paralímpico de Goalball; Carlos Henrique de Almeida, diretor de Esportes da Associação Mato Grossense dos Cegos; Ana Carolina Duarte, atleta paralímpica; Kelli Ramos, presidente da Associação Mato Grossense dos Cegos; Paulo Moura, gestor governamental; Marcelo Sérgio da Cruz, superintendente de Desporto Escolar; Ivan Lopes, superintendente de Esporte e Lazer e Edmar Santos, professor responsável pelo Projeto.

Além deles, participaram comissão Elaine Cristina de Arruda e Silva, coordenadora do Projeto, Alex José Duarte, coordenador técnico da SMECEL; Giordani Moreira, coordenador da Superintendência de Esporte e Lazer; Lucimar Freitas de Matos, coordenador da Superintendência de Esporte e Lazer; Carlos Henrique Araújo, assessor técnico da SMECEL; David Moura, secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SECEL) e Jefferson Neves, Secretário de Estado, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui