Várzea Grande é a primeira e única cidade de MT a integrar o Programa Escolas Criativas.

0

Iniciativa é idealizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO. O foco é a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 6 a 14 anos.

A Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), foi selecionada para participar do Programa Escolas Criativas, idealizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO. O Programa visa fomentar a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 6 a 14 anos.

No decorrer do projeto, os professores serão incentivados a desenvolver as suas próprias atividades, utilizando os princípios da aprendizagem criativa e recursos de robótica, computação e materiais reutilizáveis, como papelão, papel e embalagens recicláveis. A meta do Programa é abranger 500 mil alunos até 2024 e, para tanto, já selecionou 13 secretarias municipais e três secretarias estaduais de Educação para integrarem a iniciativa.

De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, a seleção da Rede Municipal de Ensino para compor o Programa atesta mais uma vez a dedicação da gestão em buscar inovações e melhorias para a população. “Não há dúvidas sobre a importância da Educação para a construção de um futuro melhor e, por meio da Smecel, conseguimos compor um grupo seleto de cidades que poderão aproveitar deste apoio no desenvolvimento da nossa educação”, afirma.

“Com o apoio da RBAC, pretendemos oferecer, a curto prazo, novas oportunidades de crescimento para nossos alunos, que terão contato com novas formas de aprendizado, e, a longo prazo, novas ferramentas para nossos professores desenvolverem suas práticas de sala de aula, de forma inovadora e considerando as diferentes potencialidades de cada estudante”, explica o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis.

Para Leo Burd, diretor executivo da RBAC e pesquisador no MIT Media Lab, “o programa é uma oportunidade para redes de ensino públicas explorarem novas abordagens pedagógicas que engajem alunos e professores em atividades pessoalmente relevantes, mão na massa e divertidas, utilizando materiais acessíveis, facilmente encontrados nas casas e escolas brasileiras, com ou sem o uso do computador”, completa.

“A Fundação Lemann apoia a aprendizagem criativa na medida em que busca uma educação de qualidade para todos e todas. Aprender como no jardim da infância, pegando materiais, testando e vendo como funcionam, coloca o estudante no centro de seu processo de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento da autonomia. Nós acreditamos que as crianças e adolescentes podem aprender a partir do brincar”, conclui Lucas Rocha, Diretor de Projetos da Fundação Lemann.

Agora, a RBAC inicia o processo de formação e implementação do projeto nas secretarias, visando a autonomia e escala das redes para implementação de práticas de aprendizagem criativa, abordagem pedagógica que incentiva experiências inovadoras, com mão na massa e relevância para a sala de aula.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial, as pessoas. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. A instituição realiza projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoia centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país.  Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.

Sobre a Tech and Play e a Fundação LEGO

A iniciativa Tech and Play da Fundação LEGO conecta organizações que estão impulsionando o brincar como prática aliada à tecnologia nas salas de aula ao redor do mundo. Nós buscamos soluções que inspirem a expressão criativa de crianças em uma ampla gama de especialidades, que vão da computação criativa ao tinkering e à robótica. O objetivo é fazer com que o learning through play with technology (Aprendizagem pelo Brincar com Tecnologia) seja mais acessível para professores e empodere crianças com as habilidades necessárias para que elas tenham sucesso em um mundo movido pela tecnologia.

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui