Ícone do site Blog do Pedro Luis

Várzea Grande atuará para conscientizar na prevenção contra o câncer de mama.

Primeira-dama Kika Dorileo Baracat e o MT MAMA atuarão para demonstrar que a prevenção aumenta de forma decisiva na cura do câncer de mama.

Várzea Grande vai atuar de forma incisiva e prematura para ajudar, auxiliar e contribuir no combate ao câncer de mama que é o que mais acomete as mulheres no Brasil.

A primeira-dama de Várzea Grande, a Promotora de Justiça, Kika Dorileo Baracat, recebeu a visita de voluntárias do MT Mama. Ela será parceira da ação que tem por objetivo chamar a atenção de mulheres para os cuidados com a saúde e a importância de se fazer o acompanhamento anual para a prevenção e diagnóstico do câncer, em especial ao de mama e colo de útero.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Em 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.

Com uma taxa de 13,68 óbitos/100 mil mulheres em 2015, a mortalidade por câncer de mama (ajustada pela população mundial) apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras. O Sul e o Sudeste são as regiões que apresentam as maiores taxas de mortalidade, com 15,26 e 14,56 óbitos/100 mil mulheres em 2015, respectivamente.

A incidência da doença aumenta em mulheres a partir dos 40 anos. Abaixo dessa faixa etária, a ocorrência da doença é menor, bem como sua mortalidade, tendo ocorrido menos de 10 óbitos a cada 100 mil mulheres. Já a partir dos 60 anos o risco é 10 vezes maior.

“Vamos atuar firmemente nesta campanha. Neste ano a Secretaria de Assistência Social contribuirá com a instituição na venda de camisetas e máscaras, que serão revertidas para projetos e ações do próprio órgão. Também estamos alinhando, juntamente com a Secretaria de Saúde, várias ações voltadas à saúde da mulher e, que serão ampliadas durante todo o mês de outubro”, destacou.

Kika Dorileo disse ainda que é importante que todas as mulheres tenham consciência da necessidade de se cuidarem e de manter em dia a sua saúde. “Muitas mulheres dedicam o seu tempo com a função profissional, o trabalho no cuidado da casa e da família e esquecem-se de cuidar da própria saúde. É importante que tenhamos tempo para nos cuidar também, e esse alerta é reforçado com a campanha do Outubro Rosa”.

Silbene Silva foi diagnosticada com câncer e depois de ter feito o tratamento, resolver se dedicar a causa e hoje é voluntária do MT Mama.  “Foi muito difícil receber o resultado, que só aconteceu depois deu ter feito o exame, quase que por acaso. Hoje vejo a importância de se prevenir e de procurar atendimento médico anualmente. A atenção e dedicação da minha família foi importante neste processo de cura e tratamento rápido e eficaz, realizado por toda a equipe, também foi essencial neste processo de cura”, observou.

Ela informou ainda que a partir do dia 30 de setembro haverá um ponto de comercialização de camisetas e máscaras em um quiosque montado no piso térreo do Várzea Grande Shopping. As camisetas serão vendidas por R$ 50,00 e as máscaras ao custo de R$ 20,00.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou a arte da camiseta que neste ano foi elaborada pela artista plástica Rubi Releon. “Uma artista fantástica que expressa com singularidade e beleza das imagens que produz”, pontuou.

O MT Mama sobrevive da contribuição de associados, de doações e parcerias com o setor privado, e atende mais de uma centena de mulheres em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, oferecendo atividades gratuitas como reiki, meditação, hidroginástica, dança do ventre terapêutica, fisioterapia, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia.

Sair da versão mobile