Segunda maior cidade de Mato Grosso marca presença com estande próprio, atrações culturais, artesanato, gastronomia e o lançamento de projeto inédito de turismo comunitário
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, participa da FIT Pantanal 2025 com um estande de 36m² que representa o novo posicionamento estratégico da cidade no setor turístico, já que é o maior espaço da história da cidade no evento. A proposta é mostrar que o Município tem ações que valorizam sua cultura, religiosidade, economia criativa e atrativos históricos e naturais.
“A participação de Várzea Grande na FIT Pantanal este ano vai representar um marco para o novo posicionamento turístico da cidade. Vamos mostrar que Várzea Grande tem identidade, história, cultura viva e um povo criativo que sabe acolher. Através de ações estruturadas e do envolvimento da comunidade, queremos transformar o turismo em uma política pública permanente, que gera emprego, renda e orgulho para os várzea-grandenses”, pontuou a prefeita Flávia Moretti (PL).
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edu Sá, o planejamento apresentado pela gestão municipal foi construído a partir de cinco eixos estratégicos: organizar, estruturar, capacitar, atrair e competir. “Ao todo, são 38 ações de curto, médio e longo prazo, aprovadas pelo Conselho Municipal de Turismo durante reunião ordinária realizada em março. O objetivo é consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, com a participação efetiva do trade turístico local”, explicou.
A programação de Várzea Grande na FIT Pantanal começa no dia 5 de junho, com participação no Fórum Empresarial 2025: Invista no Turismo Mato-Grossense, das 8h às 13h, no auditório da Fecomércio. No mesmo dia, das 14h às 17h, o Município participa do evento “Conexão FIT – Cases Inspiradores no Turismo de Mato Grosso”, com o lançamento oficial do projeto “Quintais de Turismo e Cultura”, uma das 15 iniciativas selecionadas entre mais de 200 inscrições. “Essa proposta visa oferecer experiências de turismo de base comunitária, incluindo visitas aos ensaios de grupos culturais e oficinas com mestres da cultura local”, acrescenta.
Entre os dias 5 e 8 de junho, o público pode visitar o estande de Várzea Grande no Centro de Eventos do Pantanal — das 17h às 22h na quinta e sexta-feira, e das 15h às 22h no sábado e domingo. O espaço terá símbolos da identidade várzea-grandense, como a maquete da Igreja Nossa Senhora da Guia, canoa ribeirinha, demonstrações das redeiras de Limpo Grande e artesãos locais confeccionando violas de cocho e peças em pintura.
A praça de alimentação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também conta com a presença das peixarias de Várzea Grande, Tarumã e 4R de Bonsucesso, que representam a tradicional Rota do Peixe, funcionando nos mesmos horários do estande. No espaço do artesanato, a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso – AMFMT, e, a Associação das Redeiras de Limpo Grande – Tece Arte, irão comercializar seus produtos, promovendo a economia criativa e gerando renda para artesãos locais.
“Já na programação cultural o palco principal da FIT Pantanal vai valorizar os grupos tradicionais de Várzea Grande, que estarão apresentando pela primeira vez na história do evento”, lembra o superintendente.
No dia 5 de junho, apresentaram-se o Grupo Estrela Guia Mirim e o Grupo Estrela Guia Juvenil, ambos da AMFMT. No dia 6 de junho, será a vez dos grupos Primos e Primas do Capão do Piqui e Estrela Divina (Cururu e Siriri) da AMFMT. No encerramento, dia 8 de junho, sobem ao palco o Grupo de Rasqueado e Lambadão Estrela Guia (AMFMT) e o Grupo Divino Siriri de Bonsucesso.
A participação de Várzea Grande na FIT Pantanal, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Mário Quidá, consolida um novo momento para o turismo da cidade. “Trabalhamos para que o Município deixe de ser visto apenas como uma cidade de passagem e se torne parada e destino. Esse é um passo importante dentro do plano de governo da prefeita Flavia Moretti e do vice Tião da Zaeli e da política pública validada com o Conselho de Turismo, que tem a participação do trade e da sociedade”, destacou o gestor.
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