O líder nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, reconheceu o potencial do governador Mauro Mendes (União Brasil) como um possível candidato ao Senado nas eleições de 2026.
Com o intuito de evitar um confronto direto entre o governador estadual e o deputado federal José Medeiros (PL), que é a aposta do grupo bolsonarista para a disputa, o líder do PL insinuou a possibilidade de uma aliança entre o partido e o governador.
Apesar da pressão dos líderes locais do partido em Mato Grosso para evitar que Valdemar Costa Neto se manifestasse, o presidente nacional não vacilou em ressaltar a força e o potencial de Mendes como candidato e o incentivou a seguirem juntos.
“Mauro Mendes é um candidato muito forte. Podemos estar juntos. Ele pertence à direita. Ele precisa vir conosco”, declarou Costa Neto nesta sexta-feira (06), durante o Encontro Regional do Partido Liberal, realizado na sede da Fecomércio-MT.
Um ponto em comum que pode fazer com que Mendes considere a proposta de aliança é a preservação de certos “valores conservadores”, que se assemelham à defesa dos liberais em relação a algumas questões.
Ao ser questionado sobre o fato de Mendes e seu partido estar na base do governo Lula, Valdemar foi claro e indicou o caminho a Mendes: “Ele vai ter que se afastar disso”.
No entanto, os interesses do presidente do PL estão voltados principalmente para as eleições municipais de 2024. Costa Neto busca o apoio do governador para Abilio Brunini (PL), caso o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), que recebeu o aval de Mauro como pré-candidato em Cuiabá, não avance para o segundo turno