Única mulher no parlamento, Janaína afirma que está frustrada por não fazer parte da nova Mesa Diretora

0

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), afirmou ter ficado decepcionada por ter ficado de fora da chapa única para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Conforme o portal O Documento vem acompanhando, a parlamentar disputava pela Primeira-Secretaria da Casa, mas acabou desistindo, após supostas pressões do Governo do Estado. O cargo, agora foi ocupado pelo deputado Doutor João (MDB), nesta quarta-feira (7), em chapa encabeçada pelo deputado Max Russi (PSB).

“Que houve pressão externa, com certeza houve. Quem diretamente fez… eu tô igual a vocês, só ouvi falar. Mas eu sabia que essa eleição só não seria minha se ela fosse tomada, e tomada ela foi”, declarou Janaina antes da sessão ordinária de hoje.

A deputada não escondeu a frustração não apenas pela derrota política, mas também pelo que considera uma perda para a representação feminina na Assembleia. “É uma frustração como mulher, gostaria muito. Não sei se nós teremos, mas vamos trabalhar para ter mais mulheres na próxima legislatura. Eu não devo estar aqui na Assembleia, isso já tomei como uma decisão, mas eu espero que venham outras mulheres”, disse Janaina, destacando a importância da presença feminina nos principais cargos da Mesa Diretora.

Apesar da decepção, Janaina enfatizou que não se vê como vítima e criticou a falta de independência de alguns colegas. “Eu não me sinto vítima. Eu sou muito forte para ser uma vítima. Eu enfrentei uma pedreira, disputei com o deputado Beto e nós conseguimos vencer, nós disputamos com o Dilmar [Dal Bosco] e continuamos na liderança. Agora, chega um ponto que a pressão é tamanha que eu, como uma deputada dentro desse colegiado, não consigo segurar”, afirmou a deputada.

Janaina destacou que, ao contrário de alguns colegas, não se deixa influenciar por pressões externas. “No meu caso, por exemplo, está para nascer o homem ou mulher que manda no meu voto. Agora, aqueles que se sujeitam a esse tipo de interferência é mais, como disse o Barranco, um dilema para a Assembleia internamente, dos colegas que cedem a esse tipo de pressão”, criticou.

A deputada também fez questão de reconhecer a integridade de seu colega de partido, Doutor João, que agora ocupa a Primeira-Secretaria. “O meu voto, diferente de alguns, ele não tem dono. O dono do meu voto sou eu mesma, a minha convicção e aqueles que votaram em mim”, concluiu Janaina, reafirmando seu compromisso com a independência de sua atividade parlamentar.

Sem cargo no Legislativo, Janaína já deixou claro que esse será seu último mandato na Assembleia Legislativa e que sonda voos mais altos, como disputar o Senado por Mato Grosso em 2026.

FONTE: https://odocumento.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui