Em Mato Grosso, há possibilidade de segundo turno apenas em Cuiabá.
A TV Assembleia (canal 30.1 e canal 9.2 no interior do estado), a Rádio Assembleia (89,5 FM) e o site da Assembleia Legislativa (www.al.mt.gov.br) farão a cobertura ao vivo das eleições municipais, a serem realizadas neste domingo (6). Pela terceira vez, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é parceira do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e trará a apuração dos votos em tempo real diretamente da sede do Tribunal. Além dos resultados eleitorais do primeiro turno, serão apresentados, desde o início do dia, conteúdos sobre diferentes cidades do estado e anseios da população, por exemplo.
Na transmissão da TVAL, marcada para iniciar às 15h45 – 15 minutos antes do fechamento das urnas – o jornalista Anderson Sartori será o âncora. Ele contará com a companhia da repórter Priscila Almeida e do analista político João Edisom. A emissora terá uma equipe de 22 pessoas para essa cobertura exclusiva.
O superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, destaca que esta será a primeira vez que o resultado das eleições será transmitido ao vivo pelo canal 9.2 em 47 municípios, uma vez que o sinal aberto para essas cidades foi disponibilizado no fim do ano passado. O telespectador pode esperar os resultados dos municípios de Mato Grosso e das maiores cidades do Brasil, além de análises e entrevistas.
“Com isso, a TV Assembleia cumpre o papel de emissora pública. Na época da pandemia, nós fizemos esse acordo de exclusividade em função da limitação de acesso ao TRE. Como conferir transparência num cenário como aquele? Então, em 2020, firmamos uma parceria para que pudéssemos fazer a apuração dos votos, mostrando também todo o trabalho do TRE e conferindo ao processo eleitoral a devida transparência e lisura. E isso se repetiu em 2022 e agora, novamente, em 2024”, avalia Jaime Neto. O cidadão verá tudo isso pela TV, e ainda, com a opção de acompanhar a cobertura especial pelas redes sociais da Assembleia e pelo canal da TV AL no Youtube. A Casa de Leis está ainda no Facebook e Instagram.
Aqueles que preferirem podem acompanhar a cobertura pela Rádio Assembleia. Para quem está na Baixada Cuiabana, basta sintonizar na frequência 89,5 FM. Também é possível ouvir a programação da emissora pela internet. Além disso, no dia da eleição, haverá a cobertura com vídeo disponível no canal do Youtube da rádio. Na ocasião, uma equipe com 15 pessoas ficará incumbida de divulgar os resultados das eleições municipais. No estúdio, estarão os jornalistas Bruno Pini e Laurindo Neto, enquanto a radialista Thayana Bruno e a jornalista Aline Ferreira ficarão no TRE. A cobertura ao vivo começa às 15h.
A superintendente da emissora, Tatiana Medeiros, destaca que desta vez serão repercutidos resultados das capitais do Brasil e haverá participações ao vivo, ao longo do dia com informações sobre o andamento da votação. “Também é a primeira vez que vamos transmitir via Youtube. Queremos levar transparência para o cidadão neste tempo de fake news. Então, nossa intenção é levar a verdade, entrevistas e informação para povo o mato-grossense”, adianta Tatiana Medeiros.
Já a produção das matérias do site ficarão a cargo da jornalista Laís Costa Marques, do fotógrafo José Luiz Siqueira e da editora Fernanda Borges. As matérias da cobertura e do resultado consolidado das eleições poderão ser acompanhadas em www.al.mt.gov.br. Pelo portal também é possível acompanhar a cobertura tanto da TVAL quanto da Rádio.
Neste domingo (6), eleitores mato-grossenses escolherão prefeitos e vereadores de 142 municípios, para os próximos quatro anos. Em Mato Grosso, há possibilidade de segundo turno apenas em Cuiabá.