O Tribunal de Contas de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por iniciativa de sua Ouvidoria-geral, realiza nesta quinta-feira (29), das 9h às 11h30, atividade de diálogo aberto como parte da programação do projeto Tricotando sobre Ouvidoria. Clique aqui e confira a programação completa.
Lançado durante o evento “Ouvidoria Day”, em 16 de março, pelo conselheiro ouvidor Antonio Joaquim, o projeto previa a criação de um grupo na plataforma de mensagens WhatsApp, para reunir ouvidores e funcionários de Ouvidorias dos órgãos públicos estaduais e municipais e encontros online trimestrais, para abordagem de temas de interesse do setor.
“Pode-se afirmar que o projeto Tricotando sobre Ouvidorias já está coroado de êxito, pois o grupo de WhatsApp conta com 262 membros e a troca de mensagens é bem ativa, seja com questionamentos, com compartilhamento de experiências ou conversas a respeito do tema”, disse o conselheiro Antonio Joaquim.
Ele lembrou que a integração das Ouvidorias é uma ação de articulação da Controladoria Geral da União (CGU), responsável nos estados pelas redes de ouvidorias, e que a CGU tem pedido o apoio do TCE-MT nesse esforço. “Já existe um embrião efetivo de sintonia entre pessoas com foco no tema Ouvidoria”, observou o conselheiro.
A programação do diálogo aberto online, que será realizado com transmissão pela plataforma Zoom para integrantes do grupo no WhatsApp e convidados, prevê quatro intervenções com intuito de provocar o debate.
O conselheiro Antonio Joaquim falará sobre o projeto Tricotando sobre Ouvidorias e comemorações do aniversário de seis anos da Lei 13.460/2017, o Código dos Usuários dos Serviços Públicos; em seguida, a secretária executiva da Ouvidoria do TCE-MT, Maria Carolina Rezzieri Mendes, tratará de critérios relacionados a ouvidorias e SIC no Programa Nacional de Transparência Pública.
Depois, Luciene Caroline Raber, da CGU, falará do sistema FalaBR; em seguida, Odenilton Junior Santos, da Ouvidoria da Prefeitura de Cuiabá, abordará o tema “Em busca de um serviço público acessível e inclusivo”. E o ouvidor da Prefeitura de Ipiranga do Norte, Jonathan Telles, tratará do papel do ouvidor perante as manifestações de cidadãos.
Fonte: https://www.tce.mt.gov.br/