Smecel leva atividades de ginástica laboral para servidores da Assistência Social

0

A meta é levar a ginástica laboral para 100% dos servidores da Prefeitura de Várzea Grande.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), por meio da Superintendência de Esportes e Lazer, iniciou atividades de ginástica laboral para os servidores da Secretaria de Assistência Social. As atividades serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, sempre no período da tarde.

A iniciativa faz parte das ações do projeto Qualidade de Vida e tem por objetivo melhorar a saúde mental e corporal do trabalhador, evitando lesões por esforço repetitivo e também algumas doenças ocupacionais.

Segundo o superintendente de Esporte e Lazer, Jadir Pereira, quando começaram com as atividades laborais, há três anos, perceberam um número muito grande de pessoas que se afastaram do trabalho por causa de dores nas articulações, mas logo surtiram efeito na saúde daqueles que participavam do projeto. “Com a ginástica laboral, conseguimos baixar os índices desses problemas. No entanto, devido à pandemia, ficamos parados com as atividades por alguns meses, mas agora estamos voltando e ampliando para outras secretarias. A nossa meta é levar a ginástica laboral para 100% dos servidores da Prefeitura de Várzea Grande”.

O professor Rogério Santos explica que a ginástica laboral trata-se de uma prática com alguns exercícios físicos, alongamentos e mobilidade articular que proporcionam uma melhoria na saúde do trabalhador. “Ela tem caráter de saúde preventiva e a nossa ideia não é tratar nenhum mal, mas sim prevenir, pois com esses exercícios tão simples de fazer, cuja sessão dura 15 minutos, a gente consegue proporcionar vários benefícios ao corpo humano, como a melhoria da circulação sanguínea e da oxigenação do cérebro”.

Rogério Santos explica ainda que a ginástica laboral tem três funções: a preparatória, que é feita no início do expediente, visando preparar o trabalhador para a jornada de trabalho; a compensatória, que é realizada após a jornada de trabalho, quando a pessoa já está cansada, inclusive mentalmente, e ela vai compensar todo o estresse e cansaço do dia; e a relaxante, que pode ser feita nos dois perfis de horário, com exercícios de respiração e concentração.

A aula inaugural contou com a presença da subsecretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Alice de Barros, e da secretária de Assistência Social, Eliamara Araújo.

“Uma das preocupações do prefeito é com a saúde e qualidade de vida dos servidores públicos e essa é uma das propostas que está já está sendo realizada na Smecel e agora será expandida para as demais secretarias. Tenho certeza que essa equipe vai fazer um excelente trabalho aqui e vamos ter resultados muito positivos”, disse a subsecretária.