Ícone do site Blog do Pedro Luis

Sintep VG protesta e marca presença na Live de volta às aulas na IBN Cristo Rei.

O executivo tomou uma decisão unilateral!

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Várzea Grande estiveram presentes na aula inaugural (02/08) promovida pela prefeitura municipal e Seduc, protestando contra o retorno das aulas na mobilidade híbrida no município, pois alegam alto risco de contaminação da variante Delta do Covid 19. O presidente do Sindicato Juscelino Dias a frente do protesto alegou falta de diálogo do executivo municipal com a categoria.

Presidente do Sintep VG Juscelino Dias

“Nós estamos aqui protestando tanto contra o retorno das aulas municipais, quanto das aulas estaduais. O sindicato é contrário ao retorno, o executivo tomou uma decisão unilateral, não permite a participação do sindicato e não garante a segurança nem dos profissionais, nem dos alunos.” Esclareceu indignado o Professor Juscelino.

O sindicato ainda apresentou durante o ato um manifesto explicando sobre a nova variante Delta que tem tirado o sono de especialistas. A cepa originária da Índia é altamente transmissível e classificada como “variante de preocupação”.

“Hoje nós temos um manifesto sendo entregue aqui explicando o risco de morte que as nossas crianças estão submetidas com a variante Delta. Uma variante extremamente agressiva, em três dias uma pessoa já pode ir para a UTI e inclusive a óbito. E tivemos um caso com uma criança de 10 anos.” Explicou o Professor Gilmar Soares.

Com faixas e cruz preta em menção as mortes de servidores da Educação, os dizeres eram “Aulas se recuperam, vidas não!” “Órfãos da Covid, quem cuida?” “Vida acima de tudo!”

Por outro lado o chefe do executivo Municipal, prefeito Kalil Baracat falou com o jornalista Pedro Luis na abertura dos trabalhos da câmara municipal e garantiu que a decisão de retorno das aulas presenciais não só é oportuna no momento como estudada por especialistas da saúde.

“Olha Pedro, nós tomamos todos os cuidados. Os professores na sua maioria já tomaram a segunda dose da vacina e todos já tomaram a primeira dose. A gente fez o protocolo de segurança de forma híbrida e eu acho que não compromete nem a saúde dos profissionais, nem dos alunos.”

Prefeito KALIL BARACAT MDB

“E se por um acaso houver uma nova crise, um novo surto da pandemia, eu não vejo dificuldade em suspender as aulas. Mas neste momento nós temos plena segurança que o retorno das aulas é viável e com maior segurança possível.” Falou convicto o prefeito.

Presidente da comissão permanente de Educação da Câmara Municipal também é a favor da retomada das aulas.

A vereadora Eucaris do MDB, presidente da comissão permanente de Educação da câmara Municipal é favor das voltas as aulas e também falou com o jornalista Pedro Luis na sessão desta terça feira, na abertura dos trabalhos legislativos do 2° semestre.

Vereadora Eucaris Arruda do MDB, presidente vida comissão.

Nós estamos acompanhando e não é só na educação que temos que tomar cuidado. Nós temos que praticar os protocolos e tomar os cuidados diariamente, os professores não são obrigados na estar em salas de aulas, nós temos o trabalho on line. Aquele que não sentir segurança,  pode trabalhar em casa, assim como nossos alunos, os pais que não quiserem mandar os alunos, eles podem acompanhar no trabalho on LINE, mas é importante que retomamos”, declarou a vereadora Eucaris.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a prefeitura municipal de Várzea Grande realizaram, na segunda-feira (02.08), uma live do retorno das atividades na modalidade híbrida.

Banda Municipal de Várzea Grande

O evento contou com as presenças do prefeito Kalil Baracat, do vice-prefeito José Hazama, do secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis, do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, vereadores de Várzea Grande e profissionais da educação, entre eles, diretores e coordenadores das unidades de ensino das redes municipal e estadual de Várzea Grande. Kalil ainda falou sobre a possibilidade de algo não acontecer como o esperado e surgir uma nova alta de contaminação.

Prefeito Kalil, Secretário de Educação VG Fidelis, Secretário de Educação do Estado Alan Porto, Vereadora Eucaris e Diretores das escolas Estaduais e Municipais.

 O evento contou ainda com a palestra “Recuperação da Aprendizagem Pós-Pandemia”, proferida pela professora e gestora pública Cláudia Costim.

Na oportunidade foi apresentado um vídeo sobre o programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), que é realizado em 28 unidades de ensino da rede municipal.

O secretário Alan Porto parabenizou o prefeito Kalil Baracat e o secretário Silvio Fidelis pelo programa. “É emocionante ver o olhar diferenciado e a priorização da educação aqui no município de Várzea Grande. Agradeço ao prefeito e toda a sua equipe por esse olhar especial com a educação e por fazer esse trabalho em conjunto com o Estado. Quem vai ganhar com isso são os profissionais da educação e, principalmente, os estudantes”.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

Sair da versão mobile