Servidores de Várzea Grande participam de oficina promovida pelo Ministério da Saúde

0

O encontro dos profissionais da saúde tem como proposta a construção de um plano de ação para organização da rede de assistência local e para manejo clínico no enfrentamento às arboviroses

Servidores da secretaria de Saúde de Várzea Grande, estão participando de uma capacitação, promovida pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é qualificar profissionais e agentes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Rede de Urgência e Emergência, na implementação de estratégias integradas para a organização da rede de assistência e do manejo clínico de casos de arboviroses. O evento é realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O objetivo da ação é também formar multiplicadores que atuarão nas unidades fortalecendo e promovendo articulações entre os diferentes níveis de atenção à saúde e a qualificação do atendimento aos casos suspeitos e confirmados de dengue, zika e chikungunya. 

O superintendente da Atenção Primária, Márcio Frederico Macedo Arruda, disse que 30 profissionais de Várzea Grande, entre médicos, superintendentes e gerentes de unidades estão participando da oficina. “Essa capacitação é importante para fortalecer a resposta ao enfrentamento da doença. O município de Várzea Grande tem registrado aumento nos casos de arboviroses, por isso é necessário que todos se atentem às informações que possam contribuir no atendimento da população local”. 

O superintendente destacou ainda que Várzea Grande tem buscado melhorar as unidades de saúde para atender à demanda, principalmente, nos casos de arboviroses e, que com essa capacitação irá contribuir para a melhoria também na nossa prestação de serviço.

PROPOSTA – O encontro dos profissionais da saúde tem como proposta a construção de um plano de ação de forma colaborativa sobre os principais desafios encontrados na organização rede de assistência local e no manejo clínico para enfrentamento às arboviroses. 

A recomenda-se que o produto elaborado (Plano de Ação) possa ser utilizado para implementar os Planos de Contingência elaborados ou ser instrumento de ações na rede assistencial dos municípios e após encaminhamento e validação pela secretaria de Estado de Saúde, possa ser encaminhado às instâncias colegiadas (CIB e/ou CIR) para pactuação.

 

https://www.varzeagrande.mt.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui