As condecorações celebram os 21 anos de existência do Proerd, que já atendeu 4,4 milhões de crianças e adolescentes em mais de 70 municípios do Estado.
O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis, foi homenageado nesta quinta-feira (12.08), com a Medalha de Mérito Proerd, concedida pela Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Além de Sílvio Fidelis, foram homenageadas outras 21 pessoas que colaboraram com a expansão e o fomento do programa no Estado, entre elas a presidente do Instituto Jaiminho, e ex-prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos.
As condecorações celebram os 21 anos de existência do Proerd, que já atendeu 4,4 milhões de crianças e adolescentes em mais de 70 municípios do Estado. Conforme destacou o comandante-geral da PM/MT, Jonildo José de Assis, o programa é o carro chefe da Polícia Militar e um dos maiores programas de prevenção primária desenvolvida pela instituição. “O Proerd é um programa de grande valor institucional e nas mãos corretas e sábias só tende a crescer. Queremos fazer com que esse alcance seja ainda maior, por isso a importância dessa parceria com os poderes públicos municipais”, ressaltou.
“Quero agradecer a todas as escolas parceiras que há 21 anos abrem as portas para que nossos policiais levem essa mensagem, fazendo com que crianças e adolescentes façam escolhas seguras”, acrescentou o comandante.
O Proerd tem como objetivo prevenir e combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, bem como diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar. Em Várzea Grande, as aulas são ministradas pelo instrutor cabo, PM/MT Edson Romoaldo.
Segundo o coordenador do Proerd, Ten. Cel. PM Darwin Salgado Germano, a homenagem é uma forma de reconhecimento e gratidão pela parceria, pois todos são importantes para o desenvolvimento do programa em Mato Grosso. Ele destacou que em Várzea Grande a ex-prefeita Lucimar Campos e o secretário Silvio Fidelis fizeram a diferença, pois o programa foi impulsionado, com um elevado número de pessoas atendidas. “Quanto mais investimento em prevenção menos será preciso investir em repressão e esses gestores tiveram essa visão”.
O secretário Sílvio Fidelis ressaltou que se sente honrado em receber a medalha e por ser parceiro de um programa tão importante para afastar crianças e adolescentes do mundo das drogas. “A prevenção, sem dúvida, é o melhor caminho e o trabalho desses policiais em nossas escolas tem feito o diferencial. Nós é que somos gratos à Polícia Militar de Mato Grosso por proporcionar um trabalho tão importante com nossos alunos”, destacou.