A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou nesta quarta-feira (20), das páginas 15 a 17 da Gazeta Municipal, Edital para seleção e constituição do banco de monitores voluntários para o programa Escola em Tempo Integral implantado em dez unidades educacionais da rede pública municipal.
As vagas são destinadas as áreas de graduação em Educação Física, graduação em Pedagogia, licenciatura em Artes Visuais, Teatro, Dança e Música. Também podem concorrer na seleção os interessados com Ensino Médio que tenham experiência comprovada nas áreas do esporte, cultura e atividades pedagógicas.
Os interessados podem se inscrever no período de 26 a 28 deste mês, em uma das dez unidades educacionais que integram o Programa Escola em Tempo Integral, onde o candidato pretende atuar como Monitor voluntário. Não será cobrada taxa de inscrição.
A atuação dos Monitores será de natureza voluntária, nos termos da Lei Federal nº 9.608/1988 – Lei do Voluntariado, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afins.
O programa do Ministério da Educação é uma estratégia para criar e fomentar a oferta de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da Educação Básica.
O processo de seleção se dará pela contagem de pontos por meio da apresentação de documentos estipulados no item 4.4.1, entre eles comprovante de cursos de formação continuada e de experiencia nas atividades de esporte, cultura e pedagógicas que envolvam estudantes do Ensino Fundamental ou diploma para candidatos graduados ou Histórico Escolar.
O resultado do processo de seleção será divulgado nas dez unidades educacionais, por ordem de classificação, no dia 29/02.
A data prevista para o início das atividades do Programa de Educação Integral em Tempo Integral está prevista para o dia 11/03.
Protagonismo
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a adesão de Cuiabá ao Programa Escola em Tempo Integral e a experiência do Município no Ensino Fundamental, com dez unidades atuando nesse modelo desde o ano passado, assim como a Educação Infantil, com atendimento integral para crianças da 1ª Infância, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses.
A gestora lembrou que esse protagonismo vem desde 2008 quando Cuiabá implantou atividades pedagógicas, culturais e esportivas no contraturno escolar, no Programa Mais Educação, construído na perspectiva da Educação Integral.
“Em 2018 fomos referência quando a Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Francisca Figueiredo Martins se tornou a primeira unidade da rede a implantar o modelo de tempo integral com uma base diversificada integrada ao currículo formal. Fortalecer a Educação Integral é uma estratégia fundamental para que possamos cumprir as metas definidas no Plano Nacional de Educação que estabelece como objetivo oferecer educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas, de modo que atenda pelo menos 25% dos estudantes da educação básica”, salientou Edilene Machado.
Em Cuiabá 1.178 estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º Ano e na EMEB Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte do 5º, 7º, 8º e 9º Ano serão atendidos em 2024, no contraturno escolar, com direito a alimentação, auxílio de monitores e material pedagógico, de modo articulado à Política da Escola Cuiabana da rede municipal.
Confira anexo o Edital nº 004/2024/GS/SME – Processo Seletivo Simplificado para Monitores e Formação de banco de cadastros, para atuarem no Programa Escola em Tempo Integral – Modalidade Contagem de Pontos.