A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, abre inscrições para cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Os cursos oferecidos pelo Programa Escola da Mulher para o mês de março são: qualidade no Atendimento, com carga horária de 40 horas, e Recepção de Hotéis: Operação e Procedimentos, com carga horária de 16 horas.
O número de vagas é limitado e exclusivo para mulheres. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online disponível no link: https://formulario.mt.senac.br/lead/educacao-que-transforma.
“A partir de 17 de março, a Secretaria da Mulher oferecerá novos cursos gratuitos. As inscrições serão realizadas pelo site da Prefeitura de Cuiabá, onde será divulgado o formulário de inscrição. Mulheres a partir de 16 anos que buscam qualificação ou o primeiro emprego podem participar”, afirmou a secretária adjunta da Mulher, Stefanya Paiva.
Sob a liderança da secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, afirmou que ao longo de 2025 a Secretaria Municipal da Mulher capacitará e preparará mulheres para ingressarem no mercado de trabalho em parceria com empresas privadas e instituições governamentais.
Atualmente, dois cursos estão em andamento por meio da parceria entre a Secretaria da Mulher e o Senac: Preparo de Salgados e Assistente Administrativo. De acordo com o professor Cacildo Nascimento, que ministra o curso de Assistente Administrativo, ao concluir a formação as alunas receberão certificação e estarão qualificadas para atuar em escritórios, além de desenvolverem habilidades como escrita, atendimento, vendas e criatividade.
“As aulas incluem oficinas práticas, como a elaboração de documentos, contratos, atestados e atas. De modo geral, o curso oferece uma qualificação que permite às alunas exercerem atividades, seja em escritórios ou em outras áreas. Além disso, desenvolvem habilidades essenciais, como escrita, atendimento e vendas”, explicou Cacildo Nascimento.
Para a aluna Cláudia Cristina Zanelli, 44 anos, a qualificação é essencial para agregar experiência comprovada ao seu currículo. Ela tomou conhecimento da oportunidade por meio da Secretaria da Mulher, com a qual já mantinha contato devido ao acompanhamento psicológico oferecido às vítimas de violência doméstica.
“Eu já faço acompanhamento com a Secretaria da Mulher por conta de violência doméstica. Faço acompanhamento psicológico na UPA do Verdão e sempre recebo os links dos cursos oferecidos para as assistidas. Assim que vi a oportunidade, me inscrevi. Fiquei um tempo sem trabalhar e agora estou voltando ao mercado. Tenho experiência, mas não tinha comprovação formal. Como o curso é gratuito, aproveitei. Esse trabalho é muito importante, porque, muitas vezes, estamos fragilizadas e precisamos desse apoio”, destacou Cláudia Cristina Zanelli.
CONFIRA OS CURSOS DISPONÍVEIS PARA MARÇO:
Qualidade no Atendimento – 40 horas
Período: 17/03/2025 a 07/04/2025
Horário: 13h30 às 17h30 (segundas, quartas e sextas-feiras)
Local: Auditório da Secretaria Municipal da Mulher – Avenida Pres. Getúlio Vargas, 400, Popular, Cuiabá.
Recepção de Hotéis: Operação e Procedimentos – 16 horas
Período: 18/03/2025 a 27/03/2025
Horário: 13h30 às 17h30 (terças e quintas-feiras)
Local: Auditório da Secretaria Municipal da Mulher – Avenida Pres. Getúlio Vargas, 400, Popular, Cuiabá.
#PraCegoVer
A imagem mostra o momento do curso de assistente administrativo realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e o Senac. Os alunos estão sentados e usando notebooks para aula prática de elaboração de documentos, contratos, atestados e atas.
https://www.cuiaba.mt.gov.br/