O presidente do Conselho de saúde de Várzea Grande, Marcos de Castro Quaresma, popular Marcos Paty, explanou que as cirurgias eletivas foram retomadas após a diminuição da Covid-19.
Marcos disse que houve uma diminuição na fila de ortopedia, encaminhando os pacientes para outras unidades de saúde, segundo ele, tinha mais de 3 mil pacientes à espera, e agora desafogou.
“As cirurgias eletivas de Ortopedia agora estão desafogadas, o cenário estava bem complicado, sobrecarregado, agora deu uma alavancada boa e esvaziou a fila, e tinha mais de 3 mil pacientes, e encaminhamos o paciente para o HMC, Hospital Geral, Hospital São Benedito. No Pronto Socorro nos casos de emergência, o paciente já chega e já é atendido” disse Paty.
Cirurgias de Especialidades Ginecológicas
Marcos Paty explanou que há uma grande necessidade, o retorno de cirurgias de especialidades ginecológicas, e que a fila de espera está gigantesca, e que o Hospital Metropolitano do Estado não está realizando Cirurgias eletivas e ginecológicas.
Falta de Exames
Outro problema é a falta de realização de Colonoscopia e biopsias para os pacientes realizarem os exames, o jornalista Pedro luis perguntou se o Hospital Metropolitano está realizando os exames.
“No Hospital Metropolitano ainda não, é pra retomar, eu estou até discutindo essa questão, eu quero que retome lá, e veio a pandemia ficou parado. Precisamos ver esse processo pra desafogar mais o município, e a população é carente e não tem condições de pagar, e o estado não está nos atendendo e antes era feito tudo lá. Estamos com problemas sérios nas biopsias, o Estado tem que liberar, precisa ter um olhar diferenciado, pacientes não tem condições de pagar estamos preocupado, é bem delicado” disse Marcos Paty.
O presidente do Conselho de saúde, Marcos Paty, elogiou o secretário Gonçalo de Barros, que agora é o titular da saúde do município, que está fazendo um bom trabalho. Mas relatou que é preciso melhorar o teto salarial dos profissionais, e que precisa de mais médicos.
“A questão do secretário nós temos um acesso bom, ele está fazendo o trabalho dele, mas o que precisa é melhorar o teto salarial dos profissionais em modo geral, estamos precisando de mais médicos, isso não é culpa dele, ele está fazendo um bom trabalho, trabalhamos com parceria, e sempre conversamos e tudo é resolvido” finalizou Marcos Paty.
O jornalista Pedro luis vai encaminhar essa entrevista para a Comissão permanente de saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande e deixar cientes, os vereadores Mauro PSB, Emerson PP e Joaquim da Alameda PSDB.