Ícone do site Blog do Pedro Luis

Reunião discute preparativos finais para eleição do Conselho Tutelar de Várzea Grande

Na tarde de terça-feira, dia 19, autoridades municipais e membros da Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) se reuniram para os últimos preparativos visando à eleição do Conselho Tutelar de Várzea Grande. O encontro contou com a presença do Secretário de Governo, Ismael Alves, do Procurador Geral de Várzea Grande, Jomas Fulgêncio, da Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, da Sub-secretária de Assistência Social, Daniela Barone, além de funcionários de outras secretarias envolvidos no processo.

Um dos destaques da reunião enfatizados pelo secretário Ismael Alves foi da necessidade de manter a transparência em todo o processo e no apoio tecnológico fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

“O TRE-MT está disponibilizando urnas eletrônicas, garantindo assim um processo de eleição mais acessível, transparente e ágil nas 13 escolas municipais que serão pontos de votação. Para saber onde votar disponibilizaremos no site da Prefeitura e nas redes sociais. Importante dizer que o município está disponibilizando infraestrutura e apoio logístico para quem for trabalhar no dia, veículos com motoristas, entre outros. O prefeito Kalil Baracat exige um processo transparente e organizado”, pontuou durante a reunião.

A eleição está agendada para o próximo dia 01 de outubro, domingo, e é importante ressaltar que esse processo eleitoral se assemelha às eleições convencionais, permitindo que todos os cidadãos com título de eleitor regular no município exerçam seu direito de voto.

“Além do título eleitoral é importante levar um documento com foto. A transparência e a igualdade no processo são valores fundamentais para assegurar a legitimidade e a representatividade do Conselho Tutelar. Temos 52 candidatos e 15 serão eleitos. Serão 13 pontos de votação no município e teremos apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Várzea Grande”, anunciou Ismael Alves.

A secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira explica que o Conselho Tutelar desempenha um papel vital na proteção dos direitos das crianças e adolescentes em um município.

“São responsáveis por atuar em casos de negligência, abuso ou violência contra menores, além de promover a conscientização e a defesa desses direitos. Portanto, a eleição do Conselho Tutelar é de suma importância para a comunidade de Várzea Grande”, lembra a gestora.

Neste contexto, completou o procurador–geral do município, Jomas Fulgêncio, “a transparência e a participação cidadã são pilares essenciais para garantir que o processo eleitoral do Conselho Tutelar de Várzea Grande seja justo e representativo, contribuindo para a proteção dos direitos da infância e adolescência no município”.

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/

Sair da versão mobile