Como deve saber, uma combinação de acontecimentos incrivelmente raros, foi capaz de arruinar o mundo da produção e distribuição de hardware um pouco por todo o planeta.
Estamos a falar de uma escassez de semicondutores tão severa, que o mundo dos PCs ficou virado do avesso, algumas fabricantes automóveis foram obrigadas a parar linhas de produção! Curiosamente, até gigantes como a Samsung (que tem produção própria!) resolveram cancelar lançamentos de produtos em 2021.
A coisa não está mesmo nada fácil, e ao que tudo indica, antes de tudo melhorar, a crise vai piorar bastante… Aliás, já temos quem afirme que as coisas só vão normalizar em 2023, e isto se tudo correr bem até lá.
Quer um PC? Ou um Smartphone? Crise dos semicondutores pode durar até 2023!
Portanto, a procura por chips aumentou para níveis de completa loucura, visto que a “coisa” está mais de 30% acima daquilo que a produção é capaz de oferecer.
Afinal de contas, segundo a Semiconductor Industry Association (SIA), as vendas de semicondutores em Janeiro chegaram aos 40 mil milhões de dólares! Um aumento de 13.2% relativamente ao mesmo período do ano passado. Entretanto, as vendas totais em 2020 chegaram aos 439 mil milhões de dólares, o que por sua vez equivale a um aumento de 20% ano após ano.
Contudo, apesar destes valores, a indústria não estava, e continua a não estar preparada para toda a procura.
Afinal de contas, enquanto no ano passado pouco ou nada se notou, visto que só tivemos um pequeno adiamento da Apple no que toca ao iPhone 12, e lançamentos com pouco stock da AMD e NVIDIA… Em 2021, está tudo virado do avesso!
Afinal, a AMD e NVIDIA continuam com dificuldades sérias, e a Sony e Microsoft rapidamente perceberam que não iam conseguir responder à procura por consolas de nova geração. Aliás, agora, temos várias indústrias a limitar ou mesmo a cancelar produtos, por não conseguirem ter acesso a componentes essenciais na sua produção.
Entretanto, alguns especialistas disseram que esta crise ia durar no seu pleno, até ao verão. No entanto, mais recentemente, tivemos especialistas a apontar para o fim de 2022, com uma normalidade restabelecida apenas em 2023.
O que claro está, significa que os preços vão continuar a aumentar, à medida que a escassez continua ou piore. Por isso, se por acaso estava a pensar comprar um PC, uma consola, ou um novo smartphone… O melhor é mesmo fazer contas à vida e comprar já! É que já ninguém sabe o que poderá acontecer no futuro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.