O Sistema Único de Saúde – SUS avança, ao longo do tempo, para implementação da Saúde Digital em todo território nacional. Os desafios são enormes e a cada definição e implementação de ações concretas temos evoluções que trazem benefícios para todo sistema de saúde.
Netsa terça-feira (22), foi publicada a Portaria GM/MS nº 3.632, que “Altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 1, de 28 de setembro de 2017, para instituir a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28)“.
A publicação traz a ratificação do documento que detalha as principais ações para os próximos oito anos da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (ESD28). Elaborada por todos os atores envolvidos na implementação da Saúde Digital no Brasil, consolidando o trabalho realizado na última década, com destaque para a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), a Estratégia e-Saúde para o Brasil e o Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de Saúde Digital para o Brasil (PAM&A).
A ESD28 é dividida em três partes inter-relacionadas: Visão Estratégica da Saúde Digital (aponta o que se deseja alcançar até 2028 com base no conteúdo da Estratégia e-Saúde para o Brasil), Plano de Ação da Saúde Digital (descreve o conjunto de atividades previstas e os recursos necessários para implementar a Visão de Saúde Digital) e o Plano de Monitoramento e Avaliação da Saúde Digital (apresenta as iniciativas necessárias para que o Plano de Ação se mantenha adequado e aderente à Visão de Saúde Digital).
O texto também especifica os três eixos que norteiam o Plano de Ação da Saúde Digital, elencando-os em ações do MS para o SUS (Eixo 1), definição de diretrizes para colaboração (Eixo 2) e implantação do espaço de colaboração (Eixo 3).
Além dos eixos de ação, o plano foi elaborado em torno de sete prioridades que serão trabalhadas nos próximos anos: Governança e Liderança para a ESD, Informatização dos 3 Níveis de Atenção, Suporte à Melhoria da Atenção à Saúde, O Usuário como Protagonista, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Ambiente de Interconectividade e Ecossistema de Inovação.
Acesse o documento na íntegra pelo link: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf
*Com informações MS/DATASUS