Ícone do site Blog do Pedro Luis

Projeto de etnoturismo custeado com emenda de Cattani recebe carta de anuência da Funai

Custeados com uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), os projetos de etnoturismo Menanehaliti e Balatiponé receberam oficialmente nesta quarta-feira (29) as cartas de anuência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A entrega das cartas feitas pelo próprio Cattani e pelo governador Mauro Mendes (União), durante a abertura da FIT Pantanal 2024, conclui que que as duas aldeias estão aptas para receber turistas de todo o Brasil.

No mês de abril o Plano de Visitação desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado, prefeituras e Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi aprovado após diversas visitas de técnicos da Funai.

Os projetos de etnoturismo Menanehaliti, do município de Tangará da Serra, e Balatiponé, do município de Barra do Bugres, são iniciativas pioneiras que têm como objetivo promover a cultura, a sustentabilidade e a autonomia das comunidades indígenas Haliti-Paresí e Umutina-Balatiponé.

Dentre as atividades desenvolvidas nos roteiros turísticos que devem começar a receber turistas ainda neste ano estão à pesca esportiva, ecoturismo, turismo cultural e histórico, etnoturismo, trilhas, jogos, banho de rio e observação de aves.

Para Cattani, a aprovação dos roteiros garante um meio de subsistência para as aldeias, além de beneficiar a população com a possibilidade de conhecer de perto a tradição e cultura dos povos indígenas.

“É uma forma de garantir aos nossos irmãos indígenas uma fonte de renda e dignidade, além de privilegiar os turistas do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, que vão ter a oportunidade de conhecer de perto a cultura e estes lugares que são uns dos mais bonitos do nosso país”, disse o deputado.

Os projetos se destacam pelo comprometimento em seguir rigorosamente a Instrução Normativa 03/2015 da Funai, que estabelece diretrizes fundamentais para o desenvolvimento de atividades turísticas em terras indígenas.

Sair da versão mobile