Projeto da Profª Eucaris, que inclui as tradicionais festas no calendário de festividades do município é aprovado em VG

0

Os vereadores por Várzea Grande aprovaram o Projeto de Lei 09/2024 que inclui as tradicionais festas de Antônia Figueiredo Curado, Dona Sinhá, no calendário de festividades do município. A proposta é de autoria da vereadora Eucaris Terezinha de Arruda Barros – Professora Eucaris (MDB). Caso o projeto seja sancionado pelo prefeito Kalil Baracat (MDB), devem ser incluídas nas festividades municipais as festas de Nossa Senhora Aparecida, São Gonçalo, São Bento, São Sebastião, Santo Antônio e Anjo da Guarda.

“No ano de 1964, deu-se início ao ato de demonstração de agradecimento das graças concedidas pela devoção de fé aos Santos e Anjo da guarda. Tudo começou quando a fiel dona Sinhá se encontrava passando por um problema de saúde e pediu a cura ao Santo Anjo da Guarda o qual atendeu o seu pedido”, relata a professora Eucaris.

No mesmo ano, o esposo de Sinhá foi picado por um animal peçonhento e correu risco de morte. Ela suplicou a São Bento pela vida do marido, novamente sendo atendida. “Com esses fatos que, daí em diante, começou junto com sua esposa a devoção. Juntos realizaram o ato de agradecimento em uma noite de oração com reza cantada, cururu, jantar e levantamento de mastro com a imagem dos Santos, ao decorrer dos anos seguintes virou-se um festejo comemorativos”, destaca a vereadora.

No ano de 1971, houve o nascimento da sua filha Rosimeire Josely Curado Figueiredo a qual começou a apresentar dificuldades para andar. Aconselharam Sinhá intercedesse a São Gonçalo para que este concedesse a graça de sua filha andar. “Ela, uma mulher de fé, pediu fervorosamente e foi atendida, e assim agregou este santo na sua festa de devoção junto aos santos anteriores”, relata Eucaris.

As festividades completam 60 anos em 2024. “Todos os anos as festividades de comemoração nesse ato de fé e agradecimento de tantas graças alcançadas que em 2024 se completa 60 anos da tradicional Festa de Santos e Anjo da Guarda da dona Sinhá, uma mulher guerreira que nunca perdeu a fé e esperança. A referida festa acontece todos os anos na segunda quinzena do mês de novembro, no bairro Jardim Glória I, tem duração de dois dias, com entrada franca, e tem como programação o chá com bolo, levantamento e descida do mastro, siriri e cururu, reza, dança de São Bento, dança de São Gonçalo, almoço, leilão e bailão com diversas atrações musicais regionais”, finaliza Eucaris. 

https://camaravarzeagrande.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui