A Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou a Lei nº 5.246/2024, que institui o Programa Pindorama, uma iniciativa para promover as artes visuais e urbanas nas escolas públicas municipais. De autoria da 1ª vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Gisele Aparecida de Barros – Gisa Barros (PSB), o programa busca integrar alunos e professores por meio de pinturas nos muros e paredes externas das escolas, incentivando a criatividade e o conhecimento cultural.
O projeto prevê a participação dos estudantes na escolha dos desenhos, que devem retratar personalidades históricas, temas sociais ou palavras de ordem cívica. Apenas os muros externos e internos serão utilizados para as ilustrações, preservando as paredes internas das salas de aula. As pinturas terão manutenção anual, com financiamento garantido pelo orçamento municipal.
Com o objetivo de estimular valores como respeito, solidariedade e companheirismo, além de formar cidadãos críticos e participativos, o Programa Pindorama será implementado a partir de 2025. A lei foi promulgada pelo presidente da Câmara, Pedro Paulo Tolares, e o projeto poderá ser divulgado por redes sociais, envolvendo a comunidade escolar e ampliando o impacto da iniciativa.