Durante a sessão ordinária desta terça-feira (7), o presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira, chamou atenção para a importância de novos investimentos no Departamento de Água e Esgoto (DAE) para garantir um abastecimento regular no município.
A fala do presidente ocorreu após a vereadora Rosy Prado relatar que a falta de água tem atingido inclusive bairros que nunca enfrentaram desabastecimento, reforçando a urgência de medidas para regularizar o serviço.
Wanderley Cerqueira aparteou a vereadora com um requerimento em mãos, cuja resposta havia sido solicitada ao Executivo. O documento, obtido pelo vereador, comprovou que a prefeitura não aplicou “um real” no órgão em 2025, validando a crítica do parlamentar sobre a situação do DAE.
“O problema da água em Várzea Grande é a falta de investimento. A Prefeitura não investiu um real no DAE este ano. Se queima uma bomba, até chegar uma peça de São Paulo, o povo já ficou dias sem água. Eu nasci e moro aqui, e nunca vi uma situação como essa”, afirmou.
Wanderley ressaltou que equipamentos fundamentais, como bombas e motores, precisam ser adquiridos com antecedência para que o sistema tenha capacidade de resposta imediata em casos de falha técnica.
“Líder, leva uma mensagem para a prefeita: compra pelo menos dois motores e duas bombas. Se for preciso, faço economia aqui na Câmara e devolvo recursos no fim do ano para ajudar nessa aquisição. Sem investimento, não adianta procurar culpados. O problema é estrutural e financeiro”, destacou.
O presidente também comentou sobre a destinação de recursos, lembrando que é preciso priorizar o abastecimento de água como serviço essencial para a população.
“Sem recursos, nenhuma estrutura funciona. Se priorizarmos corretamente, é possível resolver. Eu mesmo devolvi carros alugados e utilizo o meu, porque acredito que é questão de gestão e prioridade”, completou.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Várzea Grande