No podcast Tô com Toco, apresentado pelo anfitrião Toco Palma e pelo economista professor Vivaldo Lopez, Magda Chambriard, presidente da Petrobrás, comentou sobre o estágio atual da exploração na Bacia do Parecis, no centro-oeste do Brasil, ressaltando a rigorosa avaliação das áreas pelo setor energético e o interesse da estatal em novos projetos.
Magda explicou que, quando era diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), participou do início da licitação da região, que teve blocos adquiridos pela Petrobrás e outros atores, que depois foram analisados e devolvidos conforme critérios técnicos e econômicos. Atualmente, uma empresa atua na região, e ainda existem áreas abertas a serem disponibilizadas pela ANP.Um destaque ficou para a presença de uma extensão de 800 metros de “borbulha” de gás natural ao longo do Rio Tele pires, dentro da Bacia do Parecis, que exala gás em intensidade tal que chega a produzir sons audíveis — um indicativo da riqueza da fonte energética.
Sobre o gás biometano, a presidente ressaltou que ele está ganhando importância regulatória no Brasil, e que a Petrobrás está pronta para apoiar o crescimento desse combustível renovável que contribui para uma matriz energética mais sustentável.
Por fim, Magda deixou em aberto a questão da cooperação entre o agronegócio e o setor de petróleo na busca pela descarbonização, um desafio atual que deverá estar em pauta em futuros debates.
VÍDEO









