Prefeitura recolhe 100 toneladas de lixo e troca 62 lâmpadas no Vitória Régia

0

Durante visita ao bairro, moradores comemoraram visita da prefeita Flávia Moretti e aproveitaram a oportunidade para apresentar demandas

O “Sextou” da prefeitura de Várzea Grande esteve hoje (24) no bairro Vitória Régia, com a participação da prefeita Flávia Moretti (PL) e das equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos. Durante a ação, foram recolhidas 100 toneladas de lixo, mato e entulho, e realizada a troca de 62 lâmpadas queimadas, trazendo melhorias significativas para a iluminação pública e a segurança da comunidade.

Os trabalhos incluíram limpeza geral, retirada de bolsões de lixo, varrição, capinagem, podas de árvores, erradicação de vegetação, pintura de meio-fio e desobstrução de bocas de lobo para melhorar o escoamento de águas pluviais, realizada em parceria com a secretaria de Viação e Obras.

O subsecretário de Serviços Públicos, José Carlos Miranda de Andrade, enfatizou a importância da ação: “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente mais limpo e seguro, especialmente nesta época de chuvas, em que o acúmulo de lixo pode agravar problemas de saúde pública, como a proliferação de doenças transmitidas por insetos”.

A ação foi bem recebida pelos moradores. Valdete Rosângela da Silva, dona de casa e moradora há 10 anos, comemorou: “O bairro estava muito sujo e há muito tempo não recebíamos a equipe de limpeza. Com essa epidemia de dengue e chikungunya, é essencial evitar o acúmulo de lixo. Nosso bairro estava abandonado, mas fiquei muito feliz com o trabalho”.

Leudes de Jesus Santos, há 30 anos no bairro, e Apolônia Lúcia dos Santos, moradora há 32 anos, elogiaram o trabalho e pediram sua continuidade. “Sofremos com animais peçonhentos e insetos que invadem nossas casas por causa dos matagais. Hoje tudo foi limpo, e isso nos traz mais segurança. Mantemos nossos quintais e calçadas limpos, mas esse trabalho público é essencial e precisa ser repetido”.

A presidente do bairro, Joziane Campos, destacou o impacto da limpeza: “Foi retirado o acúmulo de sujeira, especialmente em terrenos baldios, que geravam muitos problemas. As lâmpadas trocadas também vão trazer mais segurança. Além disso, idosos de ruas não asfaltadas, que sempre pediam esses serviços, foram atendidos”.

FORA DO GABINETE – Durante a visita, os moradores apresentaram diversas demandas à prefeita Flávia Moretti, entre elas a construção de um posto de saúde para atender toda região, já que atualmente precisam se deslocar aos bairros 24 de Dezembro ou Nossa Senhora da Guia para receber atendimento médico. Eles também solicitaram a presença de agentes de endemias para verificar a existência de focos de mosquitos em água parada, agentes comunitários de saúde para atender moradores com dificuldades de locomoção e a retomada de atividades voltadas aos idosos e pessoas com comorbidades, que já existiram no bairro em outros tempos. Outro pedido recorrente foi o asfaltamento, já que metade do bairro ainda não foi contemplada.

A prefeita Flávia Moretti fez questão de conversar com os moradores e explicou que o “Sextou” foi criado com o objetivo de sair do gabinete e estar mais próxima da população. “Eu gosto de estar nos bairros e conhecer melhor as necessidades da comunidade, além de dar a oportunidade para que os moradores me conheçam melhor”, destacou.

Sobre as demandas apresentadas, ela reforçou: “Todas as demandas são válidas e necessárias. Quanto à saúde, queremos começar um projeto de saúde itinerante, com médico e serviços essenciais para atender bairros mais carentes e distantes dos centros de saúde. Vamos levar vários serviços para os bairros, ao invés de fragmentar em projetos diferentes, e atender às famílias com mais eficiência. Vamos buscar atender essas demandas o quanto antes”.

Quanto ao asfaltamento, Flávia pontuou que pretende buscar recursos junto ao governo Estadual para finalizar as obras em bairros onde o pavimento está inacabado. “A prefeitura tem uma dívida de R$ 140 milhões, mas isso não significa que melhorias pontuais não serão realizadas. Vamos fazer o possível para garantir o atendimento às necessidades mais urgentes da população”.

Ela também explicou sobre a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE): “Isso não significa que melhorias pontuais não ocorrerão. Várzea Grande foi saqueada por 40 anos, mas estamos trabalhando para mudar esse cenário”.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Ronei Scarton Júnior, reforçou a importância da iniciativa: “Esses trabalhos não só resolvem problemas pontuais, como também promovem mais saúde, segurança e qualidade de vida para a população, sempre será prioridade em nossa gestão.”

O “Sextou” é uma expressão popular usada para comemorar o fim de uma semana de trabalho árduo, e, em Várzea Grande, representa o compromisso da prefeita Flávia Moretti em encerrar a semana acompanhando de perto as ações públicas da sua gestão que beneficiam diretamente a população.

Quer ficar por dentro das notícias?

Acesse: www.blogdopedroluis.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui