Com mais de um século de devoção à Santa Padroeira, a programação se estende até dia primeiro de maio integrando as festividades de aniversário de 155 anos Várzea Grande
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat e a primeira-dama Kika Dorileo acompanhado do secretariado municipal, juntamente senador Jayme Campos, e a ex prefeita Lucimar Campos, marcaram presença nesta sexta-feira (04), da abertura oficial das festividades de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade.
A festa religiosa reúne centenas de devotos com a procissão penitencial que iniciou às 04h30 da manhã, com a concentração na igreja Nossa Senhora do Carmo, o cortejo religioso segue até a Igreja Nossa Senhora da Guia, com missa de abertura das festividades, às 06h e também o tradicional chá com bolo.
“É muito bom a comunhão desta festa religiosa tradicional da padroeira de nossa cidade. As comemorações em homenagem à santa integram também a programação de aniversário de 155 anos de Várzea Grande, são dois eventos significativos tanto no aspecto cultural quanto no religioso do várzea-grandense. A festa de Nossa Senhora da Guia reúne famílias tradicionais, devotos, fiéis, líderes religiosos em momentos de comunhão, tradição, cultura, fé, esperança e religiosidade há mais de um século e meio”, sublinhou o prefeito, Kalil Baracat.
HISTÓRIA – A mais antiga Igreja Católica de Várzea Grande se localiza na região central da cidade, foi construída em 1892 por famílias tradicionais da cidade, a Igreja é patrimônio histórico, e possui bom estado de conservação. Nossa Senhora da Guia é um marco para a fundação da cidade, símbolo de um movimento religioso há mais de um século.
Programação
Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br