Prefeito dá início à recuperação de calçadas e asfalto e implantação da Rota Segura para pedestres

0

A requalificação de vias e a instalação de novo mobiliário urbano no Centro de Cuiabá, promovida pela gestão Emanuel Pinheiro, teve início nesta quarta-feira (24), beneficiando os trechos entre a Avenida Isaac Póvoas/Generoso Ponce, Rua Antônio Maria Coelho, Rua Barão de Melgaço, Rua Joaquim Murtinho e as travessas Desembargador Lobo, Desembargador Ferreira Mendes, da Justiça e Dª Elvira Ferreira da Silva. Realizadas pela CS Mobi Cuiabá, empresa da CS Infra, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de Cuiabá, as obras incluem a recuperação pontual de calçadas e asfalto e a implantação da Rota Segura para pedestres, aprimorando a acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

“Hoje, estamos aqui no Centro Histórico de Cuiabá para lançar mais uma etapa da PPP do Mercado Municipal. O estacionamento rotativo já está em pleno funcionamento. Agora, vamos iniciar a requalificação do Centro Histórico de Cuiabá, devolvendo esse espaço à nossa população. Este projeto inclui a digitalização do patrimônio histórico, a ampliação das calçadas para garantir acessibilidade, a instalação de piso tátil e a melhoria do conforto, comodidade e segurança para os pedestres, especialmente idosos e pessoas com deficiência. Nos próximos doze meses, vamos focar em transformar Cuiabá, pensando no futuro e no legado que queremos deixar para a cidade. Vamos requalificar o Centro Histórico, valorizando o mobiliário urbano com novos equipamentos públicos, que orientarão melhor a população e aumentarão a qualidade de vida dos cuiabanos. Esta é uma transformação significativa que trará muitos benefícios à nossa cidade”, explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O projeto de requalificação visa promover a modernização e inclusão no centro de Cuiabá, melhorando o aspecto visual da cidade e proporcionando mais conforto e segurança para os pedestres. Dentre as melhorias previstas estão a manutenção, reparos e correções de calçadas e vias, melhoria da acessibilidade e a troca e instalação de mobiliário urbano, como pontos de ônibus, lixeiras, bancos, bicicletários e instalação de relógios inteligentes, proporcionando maior conectividade à população.

A “Rota Segura” contará com calçadas acessíveis, travessias das vias mais seguras e ordenadas. Para isso, estão previstas a implantação de 39 faixas elevadas de pedestre, mais de oito quilômetros de circuitos podotáteis – compostos por pisos táteis que direcionam e alertam deficientes visuais em relação a obstáculos e travessias –, 134 rampas de acessibilidade e 3,5 mil metros de meio-fio recompostos. Além disso, a reestruturação do centro de Cuiabá prevê deixar a cidade mais verde com a implantação de jardineiras.

“A requalificação das vias é um dos maiores legados que este projeto de revitalização e modernização do centro de Cuiabá deixará. Não apenas pela beleza que trará, mas pela humanização que promoverá. Nosso objetivo é criar um ambiente urbano mais inclusivo e acolhedor, que garanta acessibilidade e segurança para todos os cidadãos. Queremos que as pessoas voltem a frequentar o centro da cidade com mais segurança. O projeto como um todo é de valorização do centro de Cuiabá, da cultura e das pessoas”, reforçou o diretor executivo da CS Infra, Guilherme Dias.

O diretor ressalta ainda que os benefícios são muitos, inclusive para os comerciantes do centro, que terão de volta um ambiente favorável para o seu comércio.

Primeira Fase – A requalificação começará na Avenida Isaac Póvoas, já com a implantação da Rota Segura e repavimentação asfáltica realizada de maneira pontual, conforme a necessidade. Para tanto, será necessário realizar a interdição de vias, mas isso será feito conforme as orientações da companhia em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), para que não haja maiores transtornos para pedestres e motoristas.

“As vias estão sendo requalificadas visando também a democratização do uso do espaço. É permitir que as pessoas que têm dificuldade de locomoção possam sair de casa com mais tranquilidade, sabendo que elas vão ter uma rota, um caminho, para exercer seu direito de ir e vir, com segurança”, frisou Guilherme Dias.

Segunda Fase – A segunda fase do projeto de requalificação compreende a parte do Centro Histórico, onde ficam prédios tombados e casarões antigos. As obras desta etapa acontecerão conforme a demanda, seguindo as liberações dos órgãos responsáveis.

As obras foram planejadas para serem executadas de forma sequencial e cadenciada, para que ocorram exatamente dentro do prazo determinado de 12 meses. “Por ser um investimento privado, por ser uma obra fruto da PPP, há uma garantia de que irá começar e terminar. Uma concessionária consegue ter uma maior velocidade de contratação, sem deixar de avaliar preço e capacidade de execução”, destaca o executivo.

Sobre a CS Mobi Cuiabá

A CS Mobi Cuiabá, que faz parte da CS Infra, uma plataforma de gestão de concessões de longo prazo, investirá, por meio de uma PPP, cerca de R$ 100 milhões no projeto de revitalização e modernização da região Central de Cuiabá. A empresa é a responsável pelo projeto do novo Mercado Municipal, que prevê 180 novos espaços comerciais entre lojas, boxes e praça de alimentação, pelo Cidade Verde Estacionamento Rotativo Digital, que dispõe atualmente de 2.587 vagas, proporcionando o ordenamento do uso do espaço público e a democratização do acesso a vagas na região central e entorno. Além disso, a iniciativa contempla a requalificação de vias, modernização do mobiliário urbano e implantação da acessibilidade em ruas e calçadas. Todo o projeto tem previsão de conclusão em 2027.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui