Ícone do site Blog do Pedro Luis

Prefeita Flávia Moretti afirma que Festival Paralímpico coloca Várzea Grande em destaque nacional

Na manhã deste sábado (20), o Ginásio Júlio Domingos de Campos – Fiotão, foi palco de mais uma edição do Festival Paralímpico em Várzea Grande, e contou com a presença da prefeita Flávia Moretti, e do vice Tião da Zaeli.

O evento reuniu crianças, jovens e adultos em atividades esportivas adaptas com o auxílio de professores que atuam na Superintendência Municipal Esporte e Lazer.

Durante sua participação, foi anunciada a convocação da paratleta de Tênis de Mesa, Ana Beatriz, para representar o Brasil no proximo Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Santiago no Chile. A gestora ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em apoiar políticas públicas voltadas à inclusão social. “Para nós é um motivo de orgulho ter uma atleta do nosso Centro de Referência nos representando nos jogos Parapan-Americanos. Feliz em saber que nossa atleta também foi revelada num Festival Paralímpico como este, mostra que a gestão está no caminho certo para buscar investir em políticas públicas voltadas ao paradesporto”, afirmou a prefeita.

O vice-prefeito falou do apoio dada aos familiares dos paratletas e da força do festival em revelar novos talentos. “Isso nos enche de alegria ver um momento desse, onde podemos proporcionar um momento para essas criança. É importante vocês terem uma prefeita mulher, a mulher que é mãe, que tem mais sensibilidade de entender a dificuldade de todas as mães ativas. Estaremos sempre a defender essa causa e continuar fazendo isso”, destacou Zaeli.

O Festival reuniu diversas modalidades adaptadas, entre elas, Vôlei, Atletismo, Badminton, Basquete e Tênis de Mesa. Além de promover o conhecimento das modalidades paradesportivas, o festival envolveu familiares, professores e voluntários que contribuíram para o sucesso da programação.

O público presente no Ginásio Fiotão pôde acompanhar demonstrações, oficinas e atividades recreativas, que reforçam a mensagem de que o esporte é uma ferramenta de transformação social.

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Igor Cunha, o momento é de celebrando o esporte como agregador social. “A principal essência no esporte é superação, transformar vidas e fazer de fato a inclusão, e eu como secretário, reafirmar meu compromisso em ajudar a transcender barreiras, a transcender a dificuldade, e transcender a transformação interna de cada ser humano, levando isso para nossas escolas”, enfatizou.

Altemir Trapp, coordenador do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPBVG) destacou que esse é o momento de descobrir novos paratletas e ajudá-los em seu desenvolvimento, ” assim como tivemos o anúncio da convocação da paratleta, Ana Beatriz do Tênis de Mesa, eu acredito que teremos muitas novidades nesse Festival Paralímpico realizado aqui em Várzea Grande. Com apoio da Superintendência de Esporte e Lazer, da SMECEL e Prefeitura, evidente que vamos ter um crescimento muito promissor em revelar novos paradesportivas”, revelou.

O superintendente de Esporte e Lazer, Edmilson Piranha, enalteceu o trabalho da pasta em valorizar as políticas públicas para os paratletas e descobrir novos paradesportivas. Ele afirmou ainda o compromisso da atual gestão em beneficiar o paradesporto. “Isso aqui é um orgulho, sempre buscamos essa qualidade de vida para essas crianças. Agradeço muito a nossa prefeita Flávia nessa parceria, abrindo as portas para todas as categorias de esporte”, pontuou.

*MAIS DE 100 MUNICÍPIOS -* Além de Cuiabá e Várzea Grande, o Festival Paralímpico aconteceu mais 103 sedes distribuídas em todas as regiões do país. Destas, cinco cidades sediaram o evento pela primeira vez foram: Barbacena (MG), Cabixi (RO), Campo Mourão (PR), Itapajé (CE) e Ivaiporã (PR).

 

A apresentação dos esportes é feita de forma lúdica e visa difundir o Movimento Paralímpico. Além disso, o evento recebe até 20% de inscritos que não possuem deficiência.

O intuito é trazer crianças e jovens que portam ou não alguma deficiência, para ter o conhecimento do paradesporto de forma adaptada, e com isso também peneirar novos talentos.

*ANA BEATRIZ NO PARAPAN -* A jovem revelada no CRPBVG, Ana Beatriz Pereira, 17, paratleta do Tênis de Mesa, foi convocada para representar a modalidade nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em Santiago no Chile. Ana Beatriz treina desde os 15 anos de idade, e nos últimos anos vem se despontado em competições da região Centro Oeste e Nacionais.

Ela é foi treinada inicialmente pelos professores João Pizatti, Genoaldo, Anderson e Emanuel, que atuam como instrutores de Educação Física, no Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no Ginásio Fiotão. Ana chamou a atenção de olheiros que atuaram no Camping Escolar, realizados em São Paulo e Mato Grosso.

“Eu estou muito feliz com essa convocação, darei o meu máximo para trazer de lá uma medalha. Nessa Festival Paralímpico, a mensagem que eu deixo, é que as crianças e jovens acredite no potencial de cada um e busque a realização do seu sonho”, pontuou.

https://www.varzeagrande.mt.gov.br/
Sair da versão mobile