Prédio antigo da câmara de vg é invadido, sofre depredação e furto, a responsabilidade é de quem ?

0

REFORMA NÃO SAI DO PAPEL

Desde o início de 2019, a Câmara de Várzea Grande está funcionando em um prédio alugado para que a sede própria passasse por reforma, inclusive recebeu emendas parlamentares pra isso. Mas até o momento, nenhuma obra começou no local, que está abandonado, acumulando lixo e alvo de vândalos.

Atualmente, a Câmara funciona na sede aonde funcionava o Centro de Eventos. Pelo aluguel, o Legislativo paga R$ 51 mil por mês.

RESPONSABILIDADE É DA PREFEITURA

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CÂMARA
 
A Câmara Municipal de Várzea Grande esclarece que a sede do Legislativo localizada na Avenida Castelo Branco foi devolvida no início de 2019 oficialmente à prefeitura, proprietária do imóvel.
Toda a responsabilidade de segurança e preservação do local é do Poder Executivo Municipal.
A licitação para a reforma ou reconstrução do prédio foi feita sob responsabilidade da Prefeitura e segundo sabemos está sendo aguardando a liberação ambiental por meio da Promotoria do Meio Ambiente para iniciar a obra.
O Legislativo Municipal destaca que no dia 23 de janeiro de 2019, uma equipe técnica da secretaria municipal de Viação e Obras de Várzea Grande  (SMVO-VG) condenou o atual prédio que abrigava o Legislativo detectando  várias danos estruturais no prédio que inviabilizavam seu uso ou a sua restauração.
 Dentre tais danos os engenheiros da Prefeitura identificaram umidade nas paredes, tanto externas quanto internas apesar das tentativas ano após ano de recuperação de reboco e pintura. Apesar de várias reformas, permaneciam vazamentos e goteiras que atingem equipamentos eletrônicos e móveis e as salas e setores tornando perigoso seu uso.
A equipe técnica que elaborou o laudo também cita, que havia infiltração no solo pela falta de drenagem no prédio mal construído há várias décadas. Além disto, a estrutura do telhado e a fiação precárias estão fora dos padrões de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A atual Mesa Diretora e o plenário da Câmara por unanimidade entendeu, após ouvir a equipe técnica da Prefeitura, que insistir em reformas intermináveis seria desperdício de dinheiro público e o mais correto será a construção pela Prefeitura de um novo prédio suficiente para abrigar os 21 vereadores.  O local não comportava após o aumento do número de parlamentares pela Emenda Constitucional Federal 58 de 2009.
A Câmara Municipal está  a disposição para tirar todas as dúvidas dos munícipes, como também da imprensa.
     Câmara municipal de Várzea Grande
Gestão do presidente FABINHO 2019 – 2020

 

No domingo de manhã (27/12), três foram presos após denúncia de furtos próximo à antiga Câmara de Várzea Grande.

Um deles foi flagrado cometendo crime de depredação do patrimônio público, furto de fio elétrico e motor de ventilador.

O BLOG DO PEDRO LUIS entrou em contato com a comunicação da prefeitura de Várzea Grande sobre o assunto e obteve a seguinte informação:

“Existe uma pendência lá. Quando a obra foi feita não se tratava de uma área de preservação ambiental. Agora o MPE entende que é diante da disputa está se vendo qual o melhor encaminhamento a ser dado. Foi discutida a possibilidade de transformar tudo em Parque do Tanque do Fancho. Trabalha-se para regularizar este problema.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui