No mesmo período, o número de prisões por tráfico de drogas cresceu 21%
As apreensões de drogas realizadas pela Polícia Militar de Mato Grosso aumentaram em 166% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT).
Conforme os números, foram 10,9 toneladas de entorpecentes retiradas de circulação entre janeiro e junho deste ano, contra 4,1 toneladas de drogas apreendidas no primeiro semestre de 2024.
A Polícia Militar também aumentou em 21% as prisões relacionadas ao tráfico de entorpecentes. Nos primeiros seis meses deste ano, 5.022 pessoas foram conduzidas pela PM, enquanto 4.143 foram presas no ano passado.
Ainda em todo o Estado, as equipes militares registraram aumento no número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, com 1.514 boletins registrados neste ano, um aumento de 13% em relação ao que foi registrado em 2024, quando 1.339 ocorrências foram atendidas.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, atribuiu o crescimento das apreensões ao programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, do Governo do Estado, e ao poder de ação das operações integradas entre as forças de segurança.
“Isso é um resultado importante do Programa Tolerância Zero, que há mais de seis meses tem intensificado ações de policiamento com um firme combate às facções criminosas e dando pronta resposta contra o tráfico de drogas e tantos outros crimes. Nossos policiais militares estão cada vez mais empenhados e equipados, com investimentos feitos de forma correta, para atuarem contra o crime e deixar os nossos cidadãos mato-grossenses mais seguros em seus lares”, avaliou.
Entre as grandes apreensões deste ano, destaca-se o encontro de 1,5 tonelada de cocaína, na zona rural de Juruena, em fevereiro. A ação integrada das forças de segurança localizou os entorpecentes próximo a uma pista clandestina de pouso e causou mais de R$ 100 milhões de prejuízo às facções criminosas.
https://www.secom.mt.gov.br/
Na cidade de Ponte Branca, a Polícia Militar apreendeu 837 quilos de maconha após uma caminhonete sofrer um acidente na rodovia MT-100. Dois homens que estavam transportando a droga fugiram do local, mas foram presos horas depois por tráfico de drogas.