Ícone do site Blog do Pedro Luis

Polarização nacional entre Lula e Bolsonaro pode se repetir no 2º turno na Capital

 Polarização nacional entre Lula e Bolsonaro pode se repetir no 2º turno na Capital

Apesar do poderio financeiro e político do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), a disputa pela prefeitura de Cuiabá poderá ter um desfecho bem diferente. Com a retirada da candidatura do deputado federal, Fábio Garcia, a direita passou a ter dois nomes consolidados: o próprio Botelho e o deputado federal, Abílio Júnior (PL).

Já entre as legendas de centro-esquerda, o deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), deve ser oficializado pela Federação “Brasil Esperança”, formada pelo PT, PV e PC do B. Desta forma, Abílio e Lúdio vão apresentar ao eleitorado cuiabano temas e conceitos de seus líderes, Bolsonaro e Lula, respectivamente. Se houver uma polarização, em Cuiabá, como ocorreu no Brasil, em 2022, entre esquerda e direita, Botelho corre o risco de ficar sem discurso consistente, meio que órfão de um líder nacional, mesmo com a forte influência do governador, Mauro Mendes.

Para furar essas duas bolhas, Abílio e Lúdio, o chefão da AL terá que se reinventar, construir um discurso majoritário capaz e robusto para “municipalizar” a eleição, tirando de cena os lendários ex-comandante do Alvorada e o atual presidente do Brasil.

Fonte: ODOCUMENTO

Sair da versão mobile