Plataforma digital para formação, criação e difusão das artes cênicas será lançada nesta terça-feira (23).

0

A 1º PISO funcionará como uma plataforma para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos.

A plataforma 1º PISO, idealizada pelo In-Próprio Coletivo, será lançada na próxima terça-feira (23.11), às 19h, em uma live. A plataforma www.aprimeiropiso.com contempla a cadeia produtiva das artes cênicas em todas as etapas: da formação e criação, à conexão e difusão de artistas e trabalhos, independentemente de onde se localizam. O projeto foi selecionado no edital MT Criativo, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O lançamento contará com a participação do ator e diretor Odilon Esteves e o tema “Territórios cênicos digitais: sobre atravessar fronteiras e criar comunidades”. Já é possível conhecer mais sobre a plataforma pelo perfil do Instagram @aprimeiropiso. Na rede social, uma minissérie de lives informativas é realizada diariamente até a data do lançamento.

O coletivo aposta na construção de um território virtual a partir da economia criativa e colaborativa. “Um único território que abriga várias frentes de trabalho para fazer as artes da cena acontecerem. A ideia é mediar uma rede de colaboradores capacitados para atender demandas específicas”, destaca a atriz e diretora de teatro Dani Leite.

Na prática, a 1º PISO funcionará como uma plataforma para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos para um público ávido por consumo e fruição de artes da cena. Oportunidades de formação e co-criação para artistas com trabalhos em diferentes fases de concepção.

“Chamamos a plataforma de 1º PISO como uma provocação ao encontro com nosso ‘chão’ de criação, esse lugar onde queremos pisar. É um espaço de incentivo à autoria artística”, complementa a atriz e iluminadora Karina Figueredo.

O projeto também publica um podcast quinzenalmente. O primeiro episódio de “O que POD o que teatro?”, com o tema “Criações em coletivo” e participação dos artistas conterrâneos Douglas Peron e Everton Britto, já está disponível no Spotify.

O catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança e circo, performances, desmontagens, documentários, shows, vídeos-dança, vídeos-arte e outras produções de curta, média e longa-metragem independente.

Agenda 2021

Em novembro e dezembro de 2021, a 1º PISO oferece uma programação gratuita com palestra, curso, bate-papo e exibição de espetáculo. A primeira temporada de apresentações fica por conta dos anfitriões do in-Próprio Coletivo, que exibem “Quando tudo era mar”.

Já a primeira residência artística da plataforma terá o tema “Honestidade Artística” e será realizada por Neto Machado e Jorge Alencar, da Dimenti Produções Culturais (BA). Após um primeiro período de inscrições gratuitas, essa será a primeira ação paga na plataforma.

Serviço

Plataforma 1º PISO

Acesso: www.aprimeiropiso.com

Lançamento: 23 de novembro de 2021, às 19h

Agenda 2021: 24 de novembro a 15 de dezembro. Inscrições gratuitas.

Residência artística: 01 a 03 + 06 e 07 de dezembro.

Inscrições:

23 a 26/11 – Gratuito

27 a 29/11 – R$ 50,00 (50% de desconto)

30/11 a 01/12 – R$ 100,00

Informações: Instagram @aprimeiropiso

Episódios do Podcast ‘O que POD o teatro?’ no Spotify aqui

O programa CONEXÃO CIDADE  vai ao ar todas as segundas-feiras às 21:00hs na TV Mato Grosso, Canal 27.1 e na SKY Brasil 327, com os jornalistas Pedro Luis e Freide Figueiredo.

Acesse este link para entrar no grupo CONEXÃO CIDADE do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hlye0PYi6awEmUtJ2UdFAm

Acesse nossa Página do Instagram https://www.instagram.com/conexaocidademt/

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui