A coligação “Sinop unida, no caminho certo” (PL/ Republicanos/ PP / MDB / DC / UNIÃO / Solidariedade/ PRD), que tem como candidato à prefeitura de Sinop o atual prefeito Roberto Dorner (PL), entrou nesta sexta-feira (20) com uma representação na Justiça Eleitoral acusando o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e a também candidata Mirtes Grotta (Novo) de terem praticado propaganda eleitoral irregular.
A propaganda em questão é um vídeo divulgado pela candidata Mirtes em suas redes sociais e que também vem sendo utilizado nas inserções na rádio e TV, mostrando seu mais recente encontro com o ex-presidente da República e presidente de honra do PL, Jair Bolsonaro.
No vídeo o ex-presidente diz que Mirtes mora no coração do povo sinopense e que se ele fosse morador do município, com certeza também teria ela em seu coração.
Apesar de elogiar Mirtes, Bolsonaro em nenhum momento pediu voto para a candidata, o que em tese, não configura nenhuma irregularidade.
Para a coligação de Dorner (PL), no entanto, Bolsonaro e Mirtes cometeram prática ilegal desonesta, que ‘compromete a integridade do processo eleitoral’, por o ex-presidente ser do PL, partido que não tem coligação com o Novo.
“Os representados utilizam em suas inserções na propaganda eleitoral de rádio e televisão um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PARTIDO PL) declarando apoio a candidata a prefeita de Sinop Mirtes Grotta (Partido NOVO), ocorre que há ofensa clara ao Artigo 45, § 6o, da Lei no 9.504/97”, diz o trecho da representação patrocinada pelas advogadas Gabriela e Daniela Sevignani, sendo esta última superintendente do Previ Sinop, nomeada pelo próprio Roberto Dorner.
A coligação de Dorner também solicita a imediata do retirada da inserção das emissoras de rádio e TV, sob pena de multa diária de R$ 15 mil.
Apesar de Dorner ser do PL, o prefeito nunca teve a simpatia do ex-presidente Bolsonaro, que em visita a Sinop em abril deste ano, já havia deixado claro a preferência por Mirtes, participando inclusive ao lado dela em carro aberto, de uma grande carreata no município.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Roberto Dorner, na ocasião tentou subir no veículo para estar próximo ao ex-presidente, porém foi barrado pela segurança do líder do próprio partido.
Sinop é considerada uma das cidades mais bolsonarista do país. No ano de 2022, Bolsonaro teve 72% dos votos no primeiro turno e 76,9% no segundo.